PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


EMP - Escola de Moda do Porto


Exposição de motivos
Exposição dos motivos:
Para começar, irá ser feita uma introdução sobre o que é o ensino profissional e respetivas vantagens e, posteriormente, iremos apresentar uma reflexão sobre os problemas do ensino e sugestões de melhoria.

O que é um curso profissional?
É um tipo de ensino que proporciona a formação especializada de jovens baseada nos talentos e gostos de cada um. Esta forma de ensino desenvolve as competências necessárias para a profissão desejada. As saídas profissionais mais comuns nos cursos artísticos são:
1. Design
2. Marketing
3. Escultura
4. Artes visuais
5. Animação digital
6. Fotografia
7. Multimédia

Quais as principais razões para escolher um curso profissional?
Para além das disciplinas científicas e socioculturais, os cursos profissionais têm uma forte componente de disciplinas técnicas de especialização. Estão também incluídos estágios e práticas em contexto laboral. Desta forma, os alunos dos cursos profissionais beneficiam de uma componente prática e uma aproximação ao mercado de trabalho. No final do curso os alunos obtêm uma certificação de nível IV (a certificação obtida no ensino geral é de nível III). A realização de estágio e da PAP (Prova de Aptidão Profissional), capacitam os alunos com uma forte componente prática.

O objetivo é difundir uma imagem positiva sobre os cursos profissionais à população, visto que ainda persiste a opinião de que “ os cursos profissionais são mais fáceis do que o ensino regular”.

Medias propostas:
1. Semana para mostrar as profissões.
2. Os problemas apontados são os conteúdos das disciplinas e dos programas curriculares desatualizados, a falta de adaptação às necessidades atuais dos jovens: a falta de aulas sobre economia básica, leis, e palestras é um problema que abrange a maioria das escolas. Para a resolução deste problema, é crucial introduzir aulas sobre gestão financeira, conhecimento de leis, e a introdução de palestras na disciplina de cidadania, visto que esta é obrigatória e existe uma forma de torná-la mais interessante. A economia está presente na sociedade diariamente, e portanto, os adolescentes deveriam ter algumas aulas que promovessem o ensino de gestão do próprio dinheiro, como lidar com as despesas e oferecer-lhes o conhecimento sobre o que é o IRS, o IVA, entre outros; facilitando assim a transição para a vida adulta.


Medidas Propostas
  1. Maior apoio governamental e europeu às escolas e estudantes do ensino profissional.
  2. Currículo das disciplinas ser mais adaptado às necessidades dos jovens atuais.
  3. Mais feiras e divulgação da oferta formativa dos cursos profissionais e saídas profissionais para o ensino superior.