PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária António Nobre, Porto


Exposição de motivos
Medida 1:
Neste momento Portugal recebe uma percentagem elevada de alunos estrangeiros. O sistema educativo português não se preparou para esta nova realidade, traduzindo-se num grande número de alunos estrangeiros que não conseguem acompanhar as aulas e consequentemente acabam por ficar retidos.
Proposta:
Sempre que um aluno/a se inscreve numa instituição escolar é-lhe aplicada uma avaliação diagnóstica que permita aferir o seu nível de proficiência da língua portuguesa e o nível nas disciplinas do currículo que pretende seguir.
Após esse diagnóstico será dado o apoio necessário para colmatar as suas fragilidades e permitir a continuação do seu percurso escolar no ano seguinte.
Para isso, serão alocados os recursos humanos (docentes de várias áreas disciplinares) necessários a formarem grupos de integração de alunos estrangeiros.

Medida 2:
Uma das problemáticas dos jovens é o seu total desinteresse pela política e economia do país. Esse desapego advém da sua falta de conhecimentos elementares que permitam fundamentar as suas escolhas e opções.
Proposta:
A criação de uma área não disciplinar (50 minutos), no ensino secundário que permitisse despoletar interesse pela política e economia de forma a fomentar a sua literacia politica e financeira.

Medida 3:
Cada vez mais os jovens se distanciam da política, não tendo por isso voz ativa.
Proposta:
No sentido de dar voz a todos e permitir uma proximidade entre deputados e alunos seria criada uma plataforma aberta a todos/as como forma de expressão de opinião.
Para isso seria criado um site com um formulário de sugestões para ser preenchido por cada tema em discussão, referente ao público jovem.
Esses dados preenchidos no formulário seriam encaminhados para os vários partidos da assembleia da república.


Medidas Propostas
  1. Criação de um ano zero, destinado a alunos estrangeiros, com uma matriz curricular adequada ao perfil do aluno e ao sistema educativo português.
  2. Implementação de um tempo semanal, em todas as escolas do ensino secundário, da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, que envolva o estudo sobre literacia política e financeira.
  3. Criação de uma plataforma digital que sirva como canal de comunicação entre uma comissão de representantes dos alunos e a Assembleia da República.