PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária Clara de Resende, Porto


Exposição de motivos
Nestas atividades pretende-se que os alunos alarguem as suas experiências e conhecimentos necessários no contacto com a vida adulta; na abordagem diversificada de temas relacionados com o quotidiano de um adulto, que envolvam as diferentes dimensões da vida alargada em sociedade (social, política, financeira, ética, direitos/deveres da cidadania, organização/produtividade);
Recomenda-se a implementação de parcerias entre a entidade educativa e os parceiros locais (empresas, instituições, serviços), no sentido de possibilitar aos jovens/alunos a experiência e o conhecimento in loco, do ambiente envolvente das diferentes áreas profissionais, as suas responsabilidades e competências;
Propõem-se para articulação, a realização de palestras, debates, oficinas, experiências de voluntariado entre outros, dinamizados e orientados por técnicos designados pelas empresas parceiras, de forma a acompanharem os alunos;
Consideramos que a proposta apresentada contribuirá para a resolução das lacunas por nós evidenciadas, tornando-se imprescindíveis, uma vez que objetivamos alargar os nossos horizontes e uma melhor preparação para a vida adulta.
Visa incentivar a cooperação comunitária entre os cidadãos, a nossa proposta tem como objetivo a colaboração entre escolas e diversas entidades que promovem as mesmas como por exemplo as câmaras municipais e diversas ONG (organizações não governamentais).
Queremos também incentivar atividades no âmbito da solidariedade/voluntariado como o combate ao isolamento de idosos, a limpeza de praias e florestas, ajuda na distribuição de mantimentos para pessoas em situações precárias, o auxílio no estudo a crianças com mais dificuldades académicas, etc…
Objetivamos melhorar a coexistência entre comunidades e cidadãos, visando o crescimento social de cada um e consequentemente o de todos.”
Propomos a oferta atualizada de formação contínua para professores e escolas, tendo em vista a implementação de novos modelos de ensino, que visem a introdução inovadora e criativa de metodologias de aprendizagens. Acreditamos que com novos métodos de avaliação, mais criativos e inovadores, os jovens seriam capazes de evoluírem pessoal e profissionalmente.
Consideramos ainda, que será importante que a avaliação seja feita de forma consciente, considerando as caraterísticas de cada aluno e as limitações de cada um, tendo em conta o aumento da taxa de pessoas portadoras de crises de depressão, ansiedade e com transtornos obsessivos compulsivos.
Contudo, acresce também estimular o pensamento crítico, a resolução de problemas e a adaptação a novas formas de aprendizagens.


Medidas Propostas
  1. Implementação de atividades extracurriculares, com vista a uma melhor preparação para a vida adulta (ao nível da escola).
  2. Criação de projetos de interação na comunidade de influência local, com vista a uma melhor coexistência entre comunidades e cidadãos.
  3. Incentivar a Inovação Pedagógica, através da metodologia de resolução de problemas, estimulação do pensamento crítico e introdução de estratégias promissoras de novas formas de aprendizagens.