PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Colégio Nova Encosta


Exposição de motivos
Tendo em conta a temática do Parlamento Jovem "Viver Abril na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa" as medidas construídas visam refletir uma escola mais participativa, integradora e que permite dar voz aos alunos.
Neste sentido, a primeira medida visa ajustar o projeto para a disciplina de Educação para a Cidadania tornando como um dos projetos obrigatórios da mesma a Inclusão Social. Isto permitiria que os alunos pudessem contactar e refletir sobre diversas temáticas no âmbito da Inclusão Social, tais como, deficiência física, saúde mental, multiculturalidade. Este projeto teria impacto nos jovens alunos tornando-os mais atentos às diferenças sociais presentes na sociedade e também tornando-os cidadãos mais ativos e inclusivos.
Relativamente à segunda medida, permitiria que os alunos pudessem contactar com diversos projetos realizados nas várias escolas de Portugal. Esta medida assenta sobre os direitos humanos que muitas vezes, não se encontram salvaguardados na sociedade e diferentes contextos. Esta organização iria estar alerta para esta problemática e poderia representar todos os alunos presentes no contexto escolar defendendo os seus direitos e investindo num contexto escolar mais inclusivo, participativo e respeitador de todos os direitos.
Por fim, a última medida permitiria que cada aluno pudesse escolher os diferentes clubes que gostaria de participar tendo em conta as suas necessidades. Estes clubes permitiriam o aluno desenvolver competências necessárias no contexto escolar, mas também no contexto pessoal e profissional. Esta medida teria a capacidade de empoderar os alunos e por sua vez, torná-los mais reflexivos, ativos e dinâmicos ao longo da sua vida.


Medidas Propostas
  1. Obrigatoriedade de criar um Projeto de Inclusão Social no âmbito da disciplina de Educação para a Cidadania.
  2. Criação de uma Organização, tendo por base os ideais da Organização das Nações Unidas (ONU), em contexto escolar.
  3. Criação de clubes variados focados no desenvolvimento de competências.