PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
Escola Secundária João Gonçalves Zarco, Matosinhos
Exposição de motivos
A nossa primeira medida passa pela criação de um Festival Anual da Diversidade e Solidariedade: celebrar a herança de abril. em como objetivo promover a celebração da diversidade cultural, étnica e social, destacando os valores de solidariedade e justiça social, em consonância com a herança de abril. O Festival seria de entrada livre, e poderá ser pago através de fundos comunitários, fundos municipais e ou regionais, ou com parcerias. O Festival iria permitir que se conhecesse melhor o país, visto que seria organizado anualmente, em diferentes partes do território nacional. O festival incluirá:1. Apresentações Culturais e Artísticas:
- Performances de dança, música, teatro e outras formas de expressão artística que representem diferentes culturas e tradições.
- Participação de grupos culturais locais, artistas da comunidade e apresentações dos próprios estudantes.
- Palestras com diferentes tipos de personalidades, como capitães de Abril e historiadores.
2. Exposições de Arte - Oportunidade para os estudantes exibirem suas criações artísticas, promovendo a expressão individual e coletiva.
3. Feiras Temáticas - Stands que representem diferentes aspetos da diversidade, como gastronomia, vestuário, artesanato e tradições culturais.
4. Atividades Interativas como oficinas e atividades que proporcionem experiências práticas relacionadas à diversidade, como aulas de culinária, workshops de dança e exposições interativas.
5. Componente de Solidariedade-Incorporação de um objetivo solidário ao evento, como a arrecadação de fundos para projetos sociais locais ou a promoção de ações de voluntariado.
A nossa segunda medida -Inclusão +, visa garantir que todos os membros da comunidade escolar consigam ter as ferramentas necessárias para uma vivência de qualidade. Isto engloba, pessoas transgéneros, não-binárias, com mobilidade reduzida, com deficiência visual e com deficiência auditiva e de fala. As ferramentas poderiam ser o fomento de aulas de linguagem gestual, de braile e a garantia que todas as escolas tenham as condições necessárias para alunos com algum tipo de deficiência, como por exemplo, motora.
Por fim, a nossa terceira medida Participação +, garantir que todos os alunos possam participar em todas as atividades da escola. Possibilitar que todos os alunos, sem exceção, participem de forma ativa na vida escolar. Esta participação poderia ser garantida através da eleição da direção da escola, por toda a comunidade escolar, a existência de quotas nas Associações de Estudantes por ano escolar, isto é, seria obrigatório ter um determinado número de alunos por ano nas Associações.
Medidas Propostas
- Criação de um Festival Anual da Diversidade e Solidariedade: Celebrar a Herança de Abril.
- Programa de Inclusão + as escolas devem garantir todas as condições de acessibilidade no interior dos espaços escolares e proporcionar e promover aprendizagens mais inclusiva, por exemplo, aprender Língua gestual portuguesa, Braille, por exemplo.
- Participação mais ativa dos alunos na vida escolar, maior envolvimento e responsabilidade nas dinâmicas da escola.