PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho, Moreira da Maia, Maia


Exposição de motivos
1. Pretendemos uma redefinição do modelo de acesso ao ensino superior, no sentido de reduzir o número elevado de exames cuja ponderação para ingresso é excessiva. Em alternativa, propomos a realização de uma prova específica de acesso, de índole teórica ou teórico-prática, ponderando a possibilidade de a mesma ser realizada na instituição de ensino superior para a qual o aluno se candidata.
2. Num mundo marcado pela diversidade, a promoção da inclusão social para jovens torna-se imperativa. Observa-se uma lacuna na equidade de acesso, seja no âmbito cultural, digital ou físico. A falta de programas educacionais inclusivos, acessibilidade limitada e a ausência de espaços adaptados perpetuam desigualdades. A medida proposta visa preencher essas lacunas, assegurando que todos os jovens tenham acesso igualitário a oportunidades, promovendo assim uma sociedade mais justa e inclusiva.
3. Os municípios deveriam assegurar uma rede de transporte escolar capaz de responder às necessidades efetivas dos alunos, reduzindo os tempos de espera e de viagem e gerindo os percursos de forma mais racional. Entendemos que são requisitos indispensáveis para promover uma mobilidade mais sustentável, evitando em parte a deslocação no automóvel particular e contribuindo para uma mudança efetiva de comportamentos.


Medidas Propostas
  1. Alterar o modelo de acesso ao ensino superior
  2. Promover uma efetiva inclusão social
  3. Compatibilizar os horários escolares com os transportes públicos