PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Castêlo da Maia, Maia


Exposição de motivos
A primeira medida seria criar um concurso nacional de trabalhos académicos (com um regulamento a prever oportunamente) alusivos à Democracia e ao 25 de abril.
Propõe-se desde já uma designação, sem prejuízo de outras mais oportunas: Prémio Juvenil Salgueiro Maia. Este possibilitaria a frequência de jovens menores do Curso de Jovens Auditores de Defesa Nacional, do Instituto de Defesa Nacional.
O concurso estaria aberto aos alunos do ensino secundário e universitário, que, por não terem formação académica, têm menos hipóteses de frequentar a formação promovida pelo Instituto de Defesa Nacional.
Propõe-se assim premiar os quatro melhores trabalhos do referido concurso. Os dois melhores trabalhos do Norte, com inscrição no IDN Porto, e os dois melhores trabalhos do Centro e Sul, com inscrição no IDN, em Lisboa. Este curso permite formar os jovens para um olhar mais profundo sobre a política nacional, assim como estabelecer contactos com outros pensadores. Esta formação permite ainda que as escolas estabeleçam uma parceria com o IDN, que futuramente pode vir a alavancar diferentes projetos com diferentes fundamentos.
A segunda medida seria prever um conjunto alargado de comemorações da efeméride comemorativa da Liberdade em Portugal, com início a 25 de novembro (do ano civil anterior) e término a 25 de abril (cinco meses).
Esta segunda medida pretende celebrar a data do 25 de novembro como parte integrante da Liberdade e da Democracia. Esta comemoração permite às escolas integrarem os alunos no contexto histórico-cultural da data do 25 de novembro. Deve ainda permitir-se que cada escola ajuste o programa das comemorações ao seu respetivo regimento.


Medidas Propostas
  1. Prémio Juvenil "Salgueiro Maia".
  2. Comemoração Alargada da Liberdade e da Democracia.
  3. Nada a referir.