PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Lousada


Exposição de motivos
A implementação rigorosa da inclusão na educação com o alargamento da escolaridade obrigatória ao 12º ano;
A preocupação relativa à modalidade dos instrumentos de avaliação instituídos;
A inclusão da interculturalidade na Escola.


Medidas Propostas
  1. Reformulação do sistema de avaliação interna e externa, ao nível do ensino secundário, com a substituição dos testes sumativos /exames pela implementação de projetos contextualizados com o currículo nacional, do ensino secundário, articulados com temáticas diversificadas e específicas, de acordo com os interesses maiores dos estudantes, e válidos para a prossecução da sua formação académica/ profissional e exercício da cidadania, em conformidade com o PASEO.
  2. Criação de um Gabinete / Observatório / Laboratório promotor de iniciativas de inclusão que privilegiem a identificação e o acompanhamento das realidades socioculturais diversificadas no meio escolar, através de projetos de intervenção, mobilizando recursos humanos e organismos já existentes na instituição escolar, assim como extraescolares (autarquias, empresas, universidades, entre outros).
  3. Criação de um tempo letivo, no horário escolar, com caráter obrigatório, para implementação de Cidadania e Desenvolvimento promovendo a concretização transversal de projetos mobilizadores de conhecimentos e competências vitais para a formação de cidadãos informados, críticos, conscientes e interventivos.