PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Valbom, Gondomar


Exposição de motivos
O ensino é muito teórico, especializado e limitado pelos programas currículares impostos nas diversas disciplinas. Cada professor procura sempre cumpri-lo mas em nenhum dos programas está comtemplado algo que nós consideramos fulcral ser para os jovens: a educação financeira de modo a preparar-nos para o futuro e para enfrentar o que será o nosso dia a dia após terminarmos a escolaridade obrigatória e ingressarmos na vida ativa, ou como estudantes universitários delocados. a escola
Apesar de haver uma lei que procura implementar medidas que promovam a acessibilidade em todas as escolas para pessoas com mobilidade reduzida as mesmas não são cumpridas e as pessoas que possuem algum tipo de limitação, permanente ou temporária, como, por exemplo, um pé torcido, nas respetivas escolas não encontram condições para que possam continuar as suas rotinas e aceder a todas as atividades letivas e espaços escolares.
A cada ano que passa o estado da saúde mental dos alunos vai piorando e é algo que apesar de muitas vezes ser falado nunca é realmente enfrentado e tido em consideração verdadeiramente, fazendo algo que realmente possa marcar a diferença e a verdade é que se não houver saúde mental muito dificilmente irá haver educação na sua melhor forma para os alunos porque se eles não estiverem bem mentalmente então muito dificilmente conseguirão estar atentos e concentrados nas aulas mas sim focados nos seus problemas pelo que o seu rendimento e sucesso escolar estará seguramente comprometido. Logo, a criação de uma linha de apoio na qual todos os alunos possam desabafar, procurar apoio especializado, de forma anónima é algo imprescindível.


Medidas Propostas
  1. Implementação de formação extracurricular (palestras, projetos ou outros) de educação financeira e preparação para a vida adulta ao nível burocrático e administrativo
  2. Dotar as escolas de equipamentos que permmitam a acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida de forma a poderem ter acesso verdadaeiramente a uma educação integral.
  3. Criação de uma linha de apoio de forma a ajudar na saúde mental dos alunos de maneira a que eles possam realmente usufruir da educação