PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Colégio Paulo VI de Gondomar


Exposição de motivos
Para que uma escola seja mais plural, é importante que ela reflita a diversidade e as exigências da sociedade em que está inserida. Uma escola só será verdadeiramente plural e herdeira dos valores e ensinamentos de Abril, se for participativa e aberta à comunidade.
Assim, as atividades escolares devem incentivar essa pluralidade, diversidade e participação.


Medidas Propostas
  1. Disciplina transversal de 12º ano: disciplina (educação sexual, literacia económica, autodefesa, cozinha e política), que realize (i) um intercâmbio entre escolas, tal como o Erasmus, para criar conexões entre as regiões do interior/litoral, norte/sul, continente/ilhas, (ii) um acampamento anual com a presença especial de políticos e outras figuras relevantes da cidadania portuguesa e (iii) use métodos fora da caixa, tal como o método peripatético, aprendizagem em movimento e ao ar livre.
  2. Tribunal de Jovens: como acontece na Assembleia da República, face às necessidades, os alunos poderiam iniciar uma petição que teria de ser discutida e ouvida por professores, auxiliares, diretores e até mesmo pais, se fosse assinada por um x número de alunos, de acordo com a escola em questão e o respetivo regulamento interno. Esta medida tornaria a escola um local onde todos os alunos podem ter um papel ativo e participativo. Ajudaria a resolver os problemas que os alunos enfrentam/causam.
  3. Jornada académica: esta medida consiste na realização de um open day, (11º e 12º), no qual os universitários visitam escolas para apresentar os seus cursos, ajudando os alunos a escolher algumas aulas. Posteriormente, os alunos terão a oportunidade de passar um dia como universitários, às referidas aulas, focadas em áreas que despertem o seu interesse. Esta iniciativa não será só um guia para os estudantes na seleção de carreiras, mas também proporciona uma experiência prática enriquecedora.