PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Vila Cova da Lixa, Felgueiras


Exposição de motivos
Ensino superior sem propinas. Garante que todos, independentemente de sua situação financeira, tenham acesso ao ensino superior - acesso igualitário à educação (ODS) - reduzindo a carga financeira das famílias. Esta medida contribui ainda para uma sociedade mais democrática e inclusiva. Este investimento no capital humano impulsiona o desenvolvimento económico e a inovação.
Refeições escolares: os estudantes de cada escola tenham a oportunidade de escolher diretamente as opções alimentares durante o horário de almoço, considerando uma oferta mais diversificada e de melhor qualidade (3 opções de pratos: peixe, carne e vegetariano).Além disso, a possibilidade de incluir na ementa das escolas, duas vezes por mês, um prato típico de outros países. Estes pratos podem ser sugeridos pelos alunos estrangeiros. Esta medida contribui para uma maior inclusão e conhecimento de outras culturas enriquecendo a experiência gastronómica dos alunos.
convidar ex-alunos da escola a integrar o projeto para desenvolver palestras, workshops, tutorias e conferências de suporte à vida adulta ativa (literacia financeira, suporte básico de vida, autodefesa, política, saídas profissionais, estágios, oportunidades de carreira, entre outros). Os antigos alunos poderiam também contribuir oferecendo mentoria, por exemplo, organizando estágios, programas de voluntariado em empresas e orientação em relação ao ensino superior.


Medidas Propostas
  1. Projeto Alumni, convidar ex-alunos a integrarem um projeto, oferecendo palestras, workshops, tutorias e conferências para apoiar a transição para a vida adulta, abordando temas como literacia financeira, suporte básico de vida, autodefesa, política, saídas profissionais, estágios, oportunidades de carreira, e proporcionando mentoria através de estágios, voluntariado em empresas e orientação para o ensino superior.
  2. Zero propinas: assegura acesso igualitário, reduzindo a carga financeira das famílias, promovendo uma sociedade democrática e inclusiva, e impulsionando o desenvolvimento económico e a inovação ao investir no capital humano.
  3. Sabor com critério: os estudantes de cada escola tenham a oportunidade de escolher as opções alimentares durante o horário de almoço, considerando uma oferta mais diversificada e de melhor qualidade - carne, peixe e vegetariano. Incluir pratos típicos de outros países duas vezes por mês na ementa escolar, sugeridos por alunos estrangeiros, promovendo a inclusão, ampliando o conhecimento de culturas e enriquecendo a experiência gastronómica dos estudantes