PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Felgueiras


Exposição de motivos
O valor reconhecido da voz dos alunos na educação aumentou nos últimos anos devido, em parte, a uma resposta a princípios gerais emergentes, como o empoderamento e respeito pelos jovens, em linha com o que defende a Convenção dos Direitos da Criança, em vez de modelos ou teorias específicas (Shier, 2001). Como tal, oferecer oportunidades para maior participação dos alunos na tomada de decisões pedagógicas deverá ser considerado uma boa prática nas escolas (Quinn & Owen, 2016).
A proposta de implementação do conjunto de medidas apresentadas pela Escola Secundária de Felgueiras visa fortalecer a participação ativa dos alunos, fomentar a inclusão, a integração cultural e melhorar as transições entre ciclos de ensino.
As medidas refletem, assim, um compromisso com a promoção da participação, inclusão e sucesso educativo, construindo uma comunidade escolar mais dinâmica e preparada para enfrentar os desafios que se colocam à escola pública de qualidade.
Quinn, S., & Owen, S. (2016). Digging deeper: Understanding the power of “student voice.” Australian Journal of Education, 4944115626402. Retrieved from https://doi.org/10.1177/0004944115626402
Shier, H. (2001). Pathways to participation: openings, opportunities and obligations. Children & Society, 15(2), 107–117


Medidas Propostas
  1. Realização de assembleias de delegados de turma, para identificar problemas reais dos alunos, da escola/do agrupamento e da comunidade, apresentar soluções e delinear formas de intervenção. As assembleias terão periodicidade mensal. Na primeira assembleia, convocada pelo(a) diretor(a) da escola, será feita a calendarização das reuniões a realizar ao longo do ano letivo e serão designados alunos(as) que vão dirigir as assembleias e registar as conclusões e transmiti-las à direção/CP.
  2. Criação do projeto “+ Participação”, com atividades para integrar alunos de todas as nacionalidades na escola/no agrupamento. O projeto terá como principal foco de ação a inclusão de alunos(as) que vêm de outros países e de outros sistemas de ensino, realizando aulas de línguas dos países dos alunos matriculados e aulas de Português (NE), lecionadas pelos alunos; sala de estudo virtual, de apoio à distância, organizada pelos alunos; sessões de sensibilização para a inclusão, com apoio SPO.
  3. Criação de um grupo de trabalho constituído por alunos do ensino secundário, dos diferentes cursos, para organizar workshops para os alunos do 9º ano. Esta medida pretende assegurar uma maior orientação dos alunos no prosseguimento de estudos no ensino secundário ou profissional, objetivando assim reduzir as transferências entre cursos, que resultam em atrasos no percurso educativo de sucesso.