PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária Padre Joaquim Maria Fernandes, Sousel


Exposição de motivos
Hoje em dia as escolas devem ser ambientes de excelência, de educação para os direitos humanos, para a cidadania ativa e para a participação democrática, espaços de crescimento contínuo para futuros mais justos e equitativos, onde todos se mobilizem (alunos, funcionários e professores….) para se fazerem ouvir nas instâncias que decidem os aspetos relacionados com a educação.
Uma escola plural deve promover um ambiente escolar livre de quaisquer estereótipos, promovendo dinâmicas coletivas que promovam e garantam a vivência de relações de igualdade entre toda a comunidade escolar, incentivando práticas educativas de educação formal e informal.
Atualmente, apesar da maioria das escolas terem processos específicos de monitorização de descriminação em ambiente escolar, continuam a existir alguns problemas que impossibilitam a pluralidade e a participação plena nas nossas escolas.


Medidas Propostas
  1. Envolvimento de professores e alunos nas tomadas de decisão no inicio do ano letivo, para que todos se sintam envolvidos no processo educativo da escola, promovendo na comunidade educativa, a ideia da importãncia de uma escola de todos e para todos.
  2. Promover semanas temáticas de consciencialização (necessidades educativas especiais, deficiência, origem étnica, género, nacionalidade, religião, entre outros), promovendo um ambiente escolar mais inclusivo, de tolerância, de respeito, de aceitação e de aprendizagem.
  3. Redução da carga horária letiva semanal, disponibilizando mais tempo para promoção de atividades de integração na escola, que potenciem a convivência, a integração e a inclusão de todos no espaço escolar; e para apoio ao estudo dos alunos com maiores dificuldades de aprendizagem e com maiores dificuldades económicas, que não têm possibilidade de procurar esse apoio fora do espaço escolar.