PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas nº 3 de Elvas


Exposição de motivos
Este ano completam-se 50 anos da revolução que mais marcou Portugal. Ela trouxe a restauração da democracia, a garantia dos direitos civis e políticos para todos os cidadãos e a liberdade de expressão. A partir daí, as pessoas puderam expressar as suas opiniões livremente. A Revolução dos Cravos teve um grande impacto em diversas áreas, como a educação. De entre muitas mudanças significativas, poderíamos destacar a constituição de turmas mistas e a maior autonomia das escolas.
Na atualidade, enfrentamos desafios diferentes no sistema educativo português. Porém, igualmente significativos, particularmente os relacionados com a necessidade de impulsionar o sistema de ensino e a importância de monitorizar a discriminação e promover a inclusão nas escolas. Estas questões, não apenas afetam o meio educacional, mas têm impactos profundos na sociedade em geral.
A discriminação e o fraco investimento para a inclusão nas escolas são problemas sentidos no ambiente educacional, contribuindo para disparidades e desigualdades persistentes. O preconceito, seja ele racial, de género, socioeconómico, necessidades educativas especiais cria barreiras para o acesso igualitário à educação e perpetua um ciclo de desvantagens para certos grupos de estudantes.
Nós queremos abordar estas questões e discuti-las para melhorar a educação, construir uma sociedade mais justa, inovadora e preparada para enfrentar os desafios do futuro. Com as nossas iniciativas, não apenas beneficiaríamos os estudantes, mas também contribuiríamos para um desenvolvimento social mais amplo, gerando impactos positivos em toda a comunidade.


Medidas Propostas
  1. Salas de aula flexíveis: consiste numa sala diferente, para que alunos com deficiências físicas/mentais possam ter um espaço que promova a sua evolução cognitiva, adaptando o ambiente com móveis ajustáveis, tecnologia assistida e recursos multissensoriais, estimulando a inclusão.
  2. Aproximação das escolas com profissionais de outras áreas: propor parcerias entre escolas e profissionais de outras áreas (cientistas, artistas, engenheiros, escritores, etc…) para trazer conhecimentos especializados para a sala de aula e ajudar os alunos a tomar decisões informadas sobre as suas futuras carreiras.
  3. Voluntariado com classe etária: é de conhecimento geral a necessidade de ajudar o próximo e, por este motivo, consideramos de extrema relevância o voluntariado, no entanto, sabemos também que o mesmo não tem a divulgação correspondente à pertinência do tema. Com este intuito, propomos um intercâmbio entre as instituições de voluntariado e as escolas de modo a conseguir ajudar o máximo de pessoas, participando ativamente na comunidade e enriquecendo a capacidade cognitiva.