PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Mouzinho da Silveira, Portalegre


Exposição de motivos
1 - Clarificação dos líderes partidários (líderes dos grupos organizados) que iniciaram o ciclo da democracia em Portugal.
2- Criação do Núcleo da liberdade, um local online onde os jovens podem partilhar e discutir uns com os outros acerca das suas posições e preocupações em relação ao estado da democracia em Portugal.
3 -Investir na preservação de locais históricos relacionados ao 25 de abril, como o Quartel do Carmo em Lisboa, onde ocorreu um dos momentos cruciais da revolução.


Medidas Propostas
  1. Ao longo do nosso percurso escolar sabemos que devemos a paragem do ciclo ditatorial em Portugal aos capitães de abril, mas nunca nos é esclarecido quem foram aqueles que iniciaram a formação do regime democrático que até hoje prevalece, quais eram as ideias, quem as defendia. Os partidos e personalidades políticas não poderão continuar o tabu na comunidade escolar; têm de passar a ser domínio intelectual de todos, porque um regime autoritário apenas poderá permanecer enquanto a ignorância existir.
  2. Ter um espaço onde os jovens podem ativamente ter voz; serem livres de dizer aquilo que pensam é importante na nossa democracia. Os jovens falarem e pensarem sobre o meio onde vivem é a base de uma opinião livre, longe de julgamentos. Esta segunda medida tem a ver com dar a liberdade de expressar a voz dos jovens, este projeto do parlamento dos jovens também tem esse objetivo. O trabalho feito até à última fase do projeto é valorizado pelos órgãos que compõem a nossa democracia?
  3. O Património Histórico é algo que faz parte da identidade de uma sociedade, logo acreditamos que com a preservação de locais relacionados com o fim da ditadura Salazarista seja uma forma de manter a identidade portuguesa com as gerações vindouras.