PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


INETESE Instituto para o Ensino e Formação


Exposição de motivos
O tema proposto para o Parlamento dos Jovens no presente ano letivo “Viver Abril na Educação: Caminhos para uma escola plural e participativa”, vem relembrar que uma escola plural e participativa desempenha um papel fundamental no desenvolvimento dos/as estudantes e na construção de uma sociedade mais inclusiva e democrática.
As medidas propostas pelos/as alunos/as do Inetese procuram, de uma forma simples e objetiva, impulsionar uma escola plural, participativa e dinâmica que contribui não só para o sucesso académico, mas também para o desenvolvimento integral dos/as alunos/as e para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e empática.


Medidas Propostas
  1. Implementar no plano curricular dos diferentes ciclos de aprendizagem a disciplina de Língua Gestual Portuguesa: A partir do 1º ciclo do ensino básico promover a aprendizagem de língua gestual capacitando os/as alunos/as para comunicar e compreender diferentes formas de expressão.
  2. Integrar na disciplina de Cidadania conteúdos que capacitem os/as alunos/as para a transição para uma vida autónoma e independente. (Como obter um crédito bancário; as vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de contratos de trabalho; como preencher a documentação relativa ao IRS, etc.)
  3. Revisão/Atualização dos programas curriculares: Auscultação regular dos vários stakeholders da comunidade educativa (Professores, alunos, empresas) de forma a criar currículos mais dinâmicos e adaptados às exigências do mercado de trabalho.