PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
EPAD - Escola Profissional de Artes, Tecnologias e Desporto
Exposição de motivos
O Projeto de Recomendação da EPAD compreende as medidas que na Sessão Escolar mereceram a aprovação dos deputados eleitos e nele estão inscritas as suas propostas para uma escola comprometida com os valores da liberdade, da solidariedade e do diálogo entre culturas. No âmbito do tema da edição deste ano, os/as alunos/as da EPAD pensaram uma ideia de escola, enquanto lugar de aprendizagem inclusivo e participativo que desse voz às suas inquietações e aspirações. Assim, no Projeto de Recomendação da EPAD, destaca-se, por um lado, a valorização de um papel mais ativo dos alunos na construção do seu percurso escolar, alargando as opções de escolha da língua estrangeira a partir do ensino secundário e, por outro lado, o desejo de uma escola mais inclusiva, através da partilha de vivências e culturas.
Medidas Propostas
- Uma vez por período incluir nas aulas de Cidadania do ensino secundário uma palestra dada por oradores convidados com os seguintes temas: a educação financeira, as escolhas vocacionais e o futuro profissional, a atualidade política, económica ou social.
- Os alunos de diferentes culturas e origens geográficas partilham diversos produtos gastronómicos num almoço anual a realizar nas instalações da escola.
- No ato de inscrição no ensino secundário, os alunos têm a possibilidade de propor uma língua estrangeira que não esteja prevista no currículo. A proposta mais votada passa a fazer parte da oferta curricular desse ciclo de ensino.