PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Caneças, Odivelas


Exposição de motivos
Pretende evidenciar que não é possível a democracia sem a inclusão, uma vez que num regime político democrático todos os cidadãos devem estar representados e que os seus direitos devem ser respeitados. Assim, entende-se que há que educar os nossos futuros e jovens cidadãos para a consciência de que cada um tem o seu lugar e que é representativo da pluralidade natural do género humano.
As nossas apostas orientam-se para a criação de estratégias, medidas que promovam o respeito pelos valores da democracia e de uma cidadania inclusiva.
As propostas apresentadas incidem sobre a educação de comportamentos e a promoção de atitudes adequadas ao espírito democrático, respeitadores das pessoas, da sua dignidade com base nos documentos que nos orientam: a carta internacional dos direitos humanos e a Constituição da República Portuguesa.


Medidas Propostas
  1. Promover uma cultura do respeito cívico e democracia entre os jovens e, uma vez que não há controlo sobre a educação doméstica, há que apostar na inclusão nas aulas de cidadania desde o pré-escolar como forma de prevenção e controlo da discriminação através das instituições formais de educação e formação de jovens;
  2. Promover a democracia como o regime político sempre inclusivo, na medida em que ser democrático é aceitar as minorias, as diferenças e as divergências, seja pela educação, seja pela lei (fazendo respeitar a Constituição da República Portuguesa);
  3. Incentivar a criação de eventos/ debates onde se discutisse o impacto da discriminação e o reconhecimento da necessidade de inclusão a vários níveis: político, sexual, psicológico, género, limitações genéticas ou deficiências de nascença ou adquiridas, divergências cognitivas e de género, bullying a todos os níveis, prevenindo crescimento de fenómenos com etnocentrismo, xenofobia, machismo, fundamentalismo e /ou radicalismos, a intolerância religiosa, sexual, política, racial ou outra