PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo, Loures
Exposição de motivos
Nos dias que correm, o sistema de ensino português é um resultado de diversas transformações desde o 25 de Abril de 1974. A criação da Cidadania e Desenvolvimento é um dos exemplos, tratando-se temas diversificados através de projetos. Contudo, alguns estudantes demonstram pouca motivação para estes projetos, por considerarem pouco estimulantes ou por atribuírem pouca significância para a sua utilidade prática na vida quotidiana/adulta. Dado que a Escola é uma instituição que contribui para o desenvolvimento integrado dos estudantes, consideramos que é de extrema importância motivar os jovens para a dinamização de atividades interativas e práticas, de acordo com as suas preferências (tal como funciona na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento). Por este motivo, consideramos que a Educação Política e a Educação Financeira deverão ter uma maior importância na supramencionada disciplina. Introduzir estes temas na Escola urge, uma vez que os jovens pouco entendem de questões financeiras práticas, como impostos, a entrada no mercado de trabalho ou a compra de uma casa; por outro lado, aos 18 anos veem-se perante o direito e o dever de votar, com várias dúvidas sobre o processo. Destarte, poder-se-á contribuir para uma maior motivação e compreensão do mundo à sua volta.A criação de clubes escolares é uma iniciativa que promove o desenvolvimento, a participação e o interesse dos estudantes, permitindo contacto com as áreas de que mais gostam. O clube de jornalismo que propomos teria a mais-valia de abordar temas como a informação sobre o que se passa ao nosso redor, incluindo informações políticas necessárias e pertinentes. Tendo em conta o fator de falar entre pares, a adesão a esta proposta passaria pelo facto de os jovens se ouvirem muito mais e mais facilmente uns aos outros. Este clube englobaria atividades interativas e práticas, como debates e workshops, agregando o entretenimento com aprendizagens profícuas. O principal objetivo é tirar a política do papel e do estigma do “aborrecido”, trazendo-lhe dinamismo, interação e tornando-a mais cativante e compreensível por parte dos estudantes.
Nem sempre as ideias políticas e as medidas dos diferentes partidos políticos são compreendidas pelos cidadãos. Propomos a criação de uma aplicação digital, através da qual seriam partilhadas e disponibilizadas as ideias políticas e as medidas dos diferentes partidos políticos, funcionando como uma ferramenta informativa que permitiria o conhecimento informado dos cidadãos. O principal objetivo da medida é adaptar estes meios, de forma que o entendimento do que se passa ao nosso redor seja tão simples como passar o dedo por um ecrã. Entre as vantagens desta aplicação está a aproximação dos jovens à política por meio digital, como também a presença dos partidos políticos na maior fonte de informação atual – a internet –, fazendo-os afirmarem-se no meio digital e, simultaneamente, na orientação dos mais novos.
Medidas Propostas
- Reestruturação do Referencial para a Cidadania e Desenvolvimento, tornando a Educação Política com caráter obrigatório para todos os anos de Ensino Secundário e a Literacia Financeira obrigatória no 12.º ano.
- Implementação de um clube de jornalismo, que deve ser incentivado pelo Ministério da Educação.
- Criação de uma aplicação digital através da qual se adequa a informação dos partidos políticos ao entendimento da população.