PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas Miguel Torga, Sintra


Exposição de motivos
O 25 de abril abriu a sociedade portuguesa para um mundo novo em que é pedido a cada cidadão que viva a sua liberdade respeitando a liberdade dos demais .

A responsabilidade e a expressão da opinião livre, fundamentada e esclarecida é necessária numa sociedade cada vez mais exigente e globalizada.
O exercício das liberdades tem na escola um espaço privilegiado de aprendizagem.

As propostas que apresentamos , talvez não sejam inovadoras nalgumas escolas mas, na maioria ,por contragimentos de várias naturezas elas não são praticadas.
Assim, colegas vejam as nossas propostas como medidas que queremos ver alargadas a todas as escolas e não só a algumas. Tornando-se imperativo que todas as escolas tenham espaços de convívio e inclusão onde o debate de ideias seja efetivo e permita a participação cívica dos jovens .


Medidas Propostas
  1. Criação, em todas as escolas do país, de um jornal, em papel ou digital, onde fosse permitido aos alunos exprimirem as suas opiniões /críticas em artigos de opinião sobre acontecimentos ou assuntos do seu interesse.
  2. Criação de Assembleias de alunos , no âmbito da turma, onde se discutiriam assuntos da vida escolar corresponsabilizando-os assim, para a procura de soluções para a resolução dos problemas da comunidade escolar. Após essas assembleias os representantes da turma levariam as suas propostas para um conselho de Representantes da Escola cujas decisões seriam apresentadas ao Conselho Geral/ Direção ou Diretor conforme a estrutura administrativa da escola.
  3. Criação de uma estrutura na Escola que favorecesse a integração e ajudasse a superar as dificuldades dos alunos estrangeiros na língua e cultura portuguesa e que se promovesse o ambiente de respeito intercultural. Esta estrutura devia ser composta por assistentes sociais, professores, psicólogos e alunos.