PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária da Amadora


Exposição de motivos
O sistema de ensino português atualmente classifica os seus alunos com base em critérios de avaliação rígidos e pouco flexíveis onde o maior peso recai sobre os testes.
É necessário entre os outros meios de avaliação, por exemplo, apresentações orais, trabalhos de grupo, trabalhos entre turmas e entre outros, desenvolver uma avaliação contínua durante o ano letivo, onde o aluno pode aprender a encontrar informação e a analisá-la e a partilhá-la, evitando assim que o mesmo apenas se concentre para determinados momentos específicos de avaliação. Deve-se, também, ter em consideração outros fatores para o desempenho escolar do aluno, é preciso compreender a situação emocional, familiar e social para acompanhar os alunos, deve-se compreender o porquê do insucesso escolar porque muitas das vezes este vem de problemas que este possa estar a atravessar e não pela falta de capacidade.
É preciso repensar os critérios de avaliação, para que os alunos sejam considerados na sua essência e não pelos números que os testes representam, assim, o aluno poderá ter melhor desempenho escolar, melhor desenvolvimento pessoal e ser mais participativo.


Atualmente as escolas portuguesas têm vários clubes e têm o desporto escolar, no entanto, estas atividades não são suficientes para a dimensão das escolas.
É importante aumentar a diversidade e a oferta que as escolas nos dão para fomentar o interesse e a participação dos alunos nas atividades extracurriculares, que podem levar os alunos dos diversos anos a interagir, partilhar ideias e a promover a entreajuda.
Não só basta aumentar a oferta das atividades, mas também ter em atenção a acessibilidade dos horários de forma a conciliar a vida escolar e a pessoal, pois só assim é possível garantir uma maior participação, bem-estar não só físico como também mental, promovendo a inclusão, a igualdade e a pluralidade.


A autonomia é um ponto fulcral para a melhoria da participação e do bem-estar dos alunos num contexto social, escolar e pessoal.
É indispensável existir uma maior interatividade e projetos entre as escolas e as Câmaras Municipais, projetos estes que unam os alunos aos representantes dos próprios municípios e vice-versa. Os projetos municipais teriam como objetivo levar os alunos a apresentar ideias, soluções e propostas para os municípios, não só a nível escolar, mas também ambiental, económico, social e político de forma a promover uma sociedade sustentável, igual e participativa. Para além disso este projeto teria, também, como objetivo mobilizar os políticos e centros de decisão locais a ouvir os jovens com os seus problemas e preocupações.
Com isto, seria possível ambientar o aluno a uma vida mais ativa, preparando-o para um mundo do trabalho, onde estará pronto para defender as suas ideias e opiniões, pois só assim é possível garantir as alterações e mudanças de uma sociedade, conservando a democracia e a liberdade de expressão.


Medidas Propostas
  1. Alteração dos critérios de avaliação.
  2. Diversificação das atividades extracurriculares.
  3. Projetos colaborativos com os municípios.