PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Externato de Penafirme


Exposição de motivos
Faz a Mudança! A participação e a voz dos alunos nas escolas tem vindo a ganhar peso ao longo dos anos, algo que também se deve às mudanças trazidas pela revolução do 25 de abril. É importante então criar oportunidades para envolver os alunos no ambiente escolar dentro e fora das salas de aula. Sugere-se que as escolas criem projetos ou concursos para que os alunos expressem as melhorias que gostariam de ver na sua escola de uma forma mais autónoma. Os projetos deveriam ser pensados e planeados pelos alunos, tanto na sua teoria como na sua aplicação prática e, após a sua preparação, estes deveriam ser apresentados à direção da escola para avaliação direta com o conselho pedagógico. Em contraste às associações de estudantes, estes projetos devem ser individuais ou em pequenos grupos com acompanhamento da escola.
Semana da Liberdade - É comum nas escolas portuguesas a realização de semanas temáticas. Assim, poderá ser criada uma semana temática tendo como base o 25 de abril, onde se aborda principalmente a influência e as mudanças que a data trouxe ao ensino e às escolas. Várias atividades podem ser incluídas nesta semana, como debates, palestras, exibição de filmes, jogos e documentários, entre outros. Visto que se pretende ter escolas mais plurais, inclusivas e participativas, a semana temática em questão pode envolver outros temas relevantes para a cidadania dos jovens tais como: política, finanças, sexualidade, entre outros que se integram nos valores que surgiram após a revolução. Assim, esta proposta foi criada no sentido de educar os alunos mais jovens a valorizar a revolução e as mudanças que ela trouxe, tal como a promoção da sua própria cidadania. Neste projeto, as escolas podem adaptar a organização desta semana de acordo com a necessidade dos alunos e disponibilidade das mesmas.
Projetos de Mentoria no Secundário - A entrada dos alunos no secundário exige sempre um período difícil e exigente de adaptação por parte dos alunos. Assim, o nosso objetivo, com a terceira medida, é que os alunos do 10º ano do secundário se sintam mais confortáveis com esta mudança. Para tal, iria ser organizado um projeto de mentoria onde alguns alunos do 12º ano estariam disponíveis para colaborarem e ajudarem os seus colegas mais novos na sua integração, bem como esclarecer possíveis dúvidas que estes possam ter. Esta ajuda seria realizada entre alunos que frequentam os mesmos cursos, para que os alunos do 10º ano se sintam à vontade para exporem melhor as suas dúvidas. Visto que, como os alunos do 12º ano já estiveram na situação dos seus colegas do 10º ano, estes já saberiam melhor orientá-los e apoiá-los durante o seu processo de transição. Além disso, estes saberiam esclarecer melhor as suas dificuldades correspondentes às matérias que eles mesmos já estudaram. Desta forma é possível unir mais os alunos do secundário, caminhando para uma escola mais plural, participativa e solidária.


Medidas Propostas
  1. Faz a Mudança! Espaço para os alunos se poderem expressar sobre os problemas detetados na sua escola apresentando projetos com soluções teóricas e com possível aplicação prática.
  2. Semana da liberdade - Semana temática onde os alunos serão expostos a temas fundamentais à nossa sociedade, através de palestras, atividades e até jogos.
  3. Projetos de mentoria no secundário - Promover projetos de mentoria entre 12º e 10º anos (do mesmo curso) para ajudar no período de adaptação ao secundário.