PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária Mestre Domingos Saraiva, Algueirão, Sintra


Exposição de motivos
1 - Assembleias mensais de delegados de turmas para sugestão de atividades a debater.
Para uma escola mais participativa é importante a representação dos alunos e das suas ideias sobre várias situações e temas. Estas assembleias serão importantes para debater problemas ou situações que podem ocorrer ao longo do mês. Assim, os representantes de cada turma poderão trabalhar juntos, para uma escola mais colaborativa e unida. Nestas reuniões serão debatidos problemas da escola; ideias para possíveis atividades a realizar; assuntos escolares e discutidas medidas que os alunos podem propor para serem apresentadas à direção, ao conselho pedagógico, bem como, ao conselho geral do Agrupamento.
2 - Replicação ao ensino básico dos assuntos/palestras abordados no ensino secundário.
Diversos temas têm sido apresentados até agora aos alunos por professores ou profissionais na área. Consideramos que resultaria numa melhor aprendizagem e consciencialização de certas matérias se fossem replicadas/transmitidas aos alunos do ensino básico, por alunos do ensino secundário. Ter um exemplo mais próximo da sua idade a falar com eles e a abordar diversos temas como o racismo, a educação sexual, o bullying, os cursos após o ensino básico, entre outros, seria mais eficaz e despertaria um maior interesse nos alunos.
Tudo o que as crianças absorvem terá impacto durante o seu crescimento, é importante cada vez mais dar a conhecer temas como os referidos. Estas palestras apresentadas por jovens sobre temas importantes irão favorecer um crescimento mais rico em conhecimento e com maior consciência.
3 - Maior inclusão de pessoas com deficiência e de emigrantes.
Ter uma escola aberta à diversidade, independentemente do fator que a diferencia, é muito importante. Queremos criar um espaço mais inclusivo para todos, independentemente das suas condições de mobilidade, origem ou outras diferenças. Consideramos que, atividades e palestras, que incluam alunos com necessidades especiais e que tenham em conta as diversas condições, constituem um passo em direção a uma escola mais inclusiva e harmoniosa.
Continua também a existir, por vezes, muito preconceito entre alunos com nacionalidade portuguesa e alunos imigrantes. Esse preconceito parte, na maioria dos casos, da ignorância e pode ser combatido, através de palestras e atividades, que deem a conhecer à comunidade escolar, a diversidade cultural, gastronómica, linguística e outras, criando, desta forma, mais empatia e maior união na escola.


Medidas Propostas
  1. Assembleias mensais de delegados de turmas para sugestão de atividades a debater.
  2. Replicação ao ensino básico dos assuntos/palestras abordados no ensino secundário.
  3. Maior inclusão de pessoas com deficiência e de emigrantes.