PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária Rainha D. Leonor de Lencastre, São Marcos, Sintra


Exposição de motivos
1.ª e 2.ª medida:

Apostar na consciência democrática, nos valores de Abril (a igualdade e a liberdade), através de uma aposta num ensino em que as bases são a democracia e a valorização das diferenças; desencadeando no aluno a autonomia, a vontade de explorar, de enriquecer o seu próprio conhecimento e as suas habilidades.

Só neste tipo de ensino em que se procura - capacitar e integrar - é possível dar voz aos alunos; neste sentido acreditamos que seria uma mais-valia os alunos terem um papel ativo na planificação e execução dos trabalhos na educação para a Cidadania.
Defendemos uma escola que acrescente princípios e valores do mundo real desenvolvendo competências socioemocionais, mas também, por exemplo, competências financeiras.

3.ª medida:
Também defendemos que para a criação de escolas inclusivas é fundamental uma formação adequada dos profissionais da educação, a nível científico e a nível das suas competências interculturais, que promovam o acolhimento e a integração dos alunos estrangeiros, e todos aqueles que necessitam de inclusão, quer pela sua nacionalidade, quer pelas suas necessidades especiais.


Medidas Propostas
  1. Promoção da consciência democrática e dos valores de Abril (a igualdade e a liberdade) através da educação cívica e dos direitos humanos.
  2. Dar oportunidade aos alunos de fazerem parte da equipa de coordenação da estratégia de educação para a Cidadania da sua escola: criando uma oferta formativa com o objetivo de desenvolver as competências financeiras e as competências socioemocionais dos alunos.
  3. Maior investimento do Ministério da Educação na formação dos professores na área da educação para a inclusão.