PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Luís de Freitas Branco, Paço de Arcos, Oeiras


Exposição de motivos
Indicada como 1ª medida, a promoção de festas temáticas, (como, por exemplo, as comemorações do ano novo chinês, ou outras datas significativas) terá como objetivo divulgar as diferentes culturas e costumes presentes nas escolas e, consequentemente, ajudar a uma maior inclusão de alunos com diferentes origens culturais.

Apresentada como 2ª medida, a existência de uma vaga para um representante de alunos com assento na direção visa um contacto mais direto entre os alunos e o Diretor de escola ou agrupamento, de modo a valorizar o ponto de vista dos alunos, nomeadamente, na sua oposição ou apoio a tomadas de medidas pela direção. Muitas vezes, a opinião dos alunos na escola é subvalorizada, ou mesmo desconsiderada, e não permite a otimização da experiência escolar dos alunos que frequentam os estabelecimentos escolares. Com base em instrumentos de comunicação adequados (como a criação de painéis de sugestões, reuniões entre o aluno da direção e os delegados de turma, ou outros meios eficazes), este cargo iria permitir aos alunos possuírem uma voz mais audível no seu ambiente escolar.

Apresentada como 3ª medida, a promoção de atividades extracurriculares, não obrigatórias, abertas a todos os alunos de secundário interessados, iria permitir o acesso a informações e competências que não são habitualmente retratadas\faladas nas disciplinas ditas convencionais. Exemplos de temas a tratar seriam a economia do dia a dia (retratando de forma prática, por exemplo, temas como o IRS e como gestão das finanças pessoais), a educação sexual, a elaboração de currículos, entre outros.


Medidas Propostas
  1. Criação na escola de eventos temáticos para a promoção da pluralidade cultural.
  2. Existência de uma vaga para um representante dos alunos na Direção.
  3. Promoção de atividades que preparem os alunos para o mercado de trabalho e para a vida adulta.