PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária José Afonso, Loures


Exposição de motivos
A criação de um ambiente escolar global e participativo envolve a promoção da colaboração, da inclusão e da comunicação aberta entre alunos, professores, pais e a comunidade.
As três medidas apresentadas pela Escola Secundária José Afonso destinam-se a conseguir esses objetivos:
Numa primeira medida, defendemos que se deve: implementar conteúdos curriculares que celebrem a diversidade cultural e as perspetivas globais, apresentando aos alunos diferentes idiomas, tradições e costumes para promover a compreensão e a tolerância; utilizar plataformas e ferramentas online que facilitem a aprendizagem colaborativa entre estudantes em todo o mundo; aproveitar a tecnologia para colaborações virtuais e comunicação com estudantes e educadores em todo o mundo; usar plataformas online para pesquisas conjuntas, discussões e partilha de recursos educacionais; incentivar parcerias com escolas de outros países para promover a compreensão intercultural e desenvolver políticas e práticas inclusivas que se adaptem a alunos com necessidades diversas, como implementar estratégias para abordar diferenças culturais, linguísticas e de aprendizagem na sala de aula.
Na segunda medida, a nível do desenvolvimento profissional para professores pretende-se: fornecer formação contínua aos professores para melhorar a sua competência intercultural e oferecer workshops sobre práticas de ensino inclusivas e sobre educação global. A formação intercultural tem como objetivos: fornecer formação a todos os intervenientes para melhorar as suas competências culturais e capacidades de comunicação e promover um ambiente de trabalho favorável e inclusivo para todos.
A terceira medida tem como objetivos: capacitar os alunos para assumirem a liderança na organização de eventos, projetos e iniciativas que promovam a consciência global; incentivar a criação de clubes liderados por estudantes focados no intercâmbio cultural e em questões globais; Integrar a educação para a cidadania global no currículo, enfatizando valores como empatia, respeito e responsabilidade social e envolver os alunos em projetos que abordem questões globais e incentivem o pensamento crítico.
Ao implementar estas medidas, revoluciona-se nas escolas um ambiente de viver abril na educação que incentiva a consciência global, a colaboração e a participação ativa de todas as partes interessadas.


Medidas Propostas
  1. Apostar na educação inclusiva e na diversidade cultural, garantindo que todas as instituições de ensino tenham condições adequadas para o processo de ensino-aprendizagem de todos os alunos.
  2. Investir no desenvolvimento profissional para professores, criando uma formação intercultural mais adequada para profissionais nas áreas docente, não docente e de psicologia e orientação escolar.
  3. Melhorar a educação para a cidadania global, promovendo o associativismo entre alunos e o desenvolvimento de projetos diversificados, integradores e inclusivos, como a criação de espaços para debate que envolvam toda a comunidade escolar, promovendo um diálogo aberto e construtivo, incentivando uma participação mais ativa dos alunos.