PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo, Loures


Exposição de motivos
Nos dias que correm, o sistema de ensino português é um resultado de diversas transformações desde o 25 de Abril de 1974. A criação da Cidadania e Desenvolvimento é um dos exemplos, tratando-se temas diversificados através de projetos. Contudo, alguns estudantes demonstram pouca motivação para estes projetos, por considerarem pouco estimulantes ou por atribuírem pouca significância para a sua utilidade prática na vida quotidiana/adulta. Dado que a Escola é uma instituição que contribui para o desenvolvimento integrado dos estudantes, consideramos que é de extrema importância motivar os jovens para a dinamização de atividades interativas e práticas, de acordo com as suas preferências (tal como funciona na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento). Por este motivo, consideramos que a Educação Política e a Educação Financeira deverão ter uma maior importância na supramencionada disciplina. Introduzir estes temas na Escola urge, uma vez que os jovens pouco entendem de questões financeiras práticas, como impostos, a entrada no mercado de trabalho ou a compra de uma casa; por outro lado, aos 18 anos veem-se perante o direito e o dever de votar, com várias dúvidas sobre o processo. Destarte, poder-se-á contribuir para uma maior motivação e compreensão do mundo à sua volta.
A criação de clubes escolares é uma iniciativa que promove o desenvolvimento, a participação e o interesse dos estudantes, permitindo contacto com as áreas de que mais gostam. O clube de jornalismo que propomos teria a mais-valia de abordar temas como a informação sobre o que se passa ao nosso redor, incluindo informações políticas necessárias e pertinentes. Tendo em conta o fator de falar entre pares, a adesão a esta proposta passaria pelo facto de os jovens se ouvirem muito mais e mais facilmente uns aos outros. Este clube englobaria atividades interativas e práticas, como debates e workshops, agregando o entretenimento com aprendizagens profícuas. O principal objetivo é tirar a política do papel e do estigma do “aborrecido”, trazendo-lhe dinamismo, interação e tornando-a mais cativante e compreensível por parte dos estudantes.
Nem sempre as ideias políticas e as medidas dos diferentes partidos políticos são compreendidas pelos cidadãos. Propomos a criação de uma aplicação digital, através da qual seriam partilhadas e disponibilizadas as ideias políticas e as medidas dos diferentes partidos políticos, funcionando como uma ferramenta informativa que permitiria o conhecimento informado dos cidadãos. O principal objetivo da medida é adaptar estes meios, de forma que o entendimento do que se passa ao nosso redor seja tão simples como passar o dedo por um ecrã. Entre as vantagens desta aplicação está a aproximação dos jovens à política por meio digital, como também a presença dos partidos políticos na maior fonte de informação atual – a internet –, fazendo-os afirmarem-se no meio digital e, simultaneamente, na orientação dos mais novos.


Medidas Propostas
  1. Reestruturação do Referencial para a Cidadania e Desenvolvimento, tornando a Educação Política com caráter obrigatório para todos os anos de Ensino Secundário e a Literacia Financeira obrigatória no 12.º ano.
  2. Implementação de um clube de jornalismo, que deve ser incentivado pelo Ministério da Educação.
  3. Criação de uma aplicação digital através da qual se adequa a informação dos partidos políticos ao entendimento da população.