PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Rainha Dona Amélia, Lisboa


Exposição de motivos
Proposta 1 - Ação de formação sobre cidadania ativa
A proposta deriva da necessidade sentida de se promover na Escola valores de cidadania ativa. Pretende-se com esta proposta mobilizar os alunos do 12º ano para a defesa de causas sociais de modo a promover e contribuir para a criação de uma sociedade mais unida, logo mais plural.
Proposta 2 - Ano zero - acolhimento a estudantes de língua não materna
A proposta deriva da fragilidade detetada no sistema vigente, em que os alunos de nacionalidade estrangeira de uma escola são inscritos na disciplina de PLNM e, às vezes, devido ao seu reduzido número, é criada uma turma com vários níveis de proficiência, o que dificulta o processo de ensino-aprendizagem para alunos e professores. Pretende-se assim facilitar a integração dos alunos de PLNM no sistema de ensino português, de modo a criar uma Escola plural e equitativa.

Proposta 3 - Modernização do ensino secundário
A proposta deriva da dificuldade sentida pelos alunos que ingressam no ensino secundário na escolha de uma área científica específica, o que implica a troca de áreas logo no 1.º período do 10.º e, às vezes, até repetição de anos para os alunos encontrarem a área com que se identificam mais. Esta proposta cumpre assim os pré-requisitos de pluralidade e permite aos alunos um envolvimento ativo na escolha do seu percurso escolar.


Medidas Propostas
  1. Ação de formação sobre cidadania ativa - Constituída por 3 módulos temáticos – “Política e organização da sociedade”, “Economia e Finanças”, “Dimensão social e ambiental”. Cada módulo composto por 2 sessões, no total de 6 palestras a realizar no 1.º semestre. A atividade teórica seria complementada com ação prática de cidadania ativa, num total de 12 horas no 2.º semestre, no regime de ação cívica em associações locais proporcionando aos alunos a prática de trabalho comunitário de âmbito social.
  2. Ano zero -acolhimento a estudantes de língua não materna - Criação de uma escola-base, por concelho, destinada ao acolhimento de estudantes estrangeiros para frequentarem, apenas, a disciplina de Português língua não materna, PLNM, que lhes permita o domínio e treino da língua portuguesa combatendo a barreira linguística. Após a inscrição, os alunos seriam testados para aferir o seu nível de proficiência na língua portuguesa e integrados numa turma de alunos do mesmo nível de proficiência.
  3. Modernização do ensino secundário - Reorganização das áreas científicas, de modo a permitir uma maior interdisciplinaridade e diversidade na escolha das disciplinas de opção logo a partir do 10º ano. Esta proposta visa reformular a formação específica do ensino secundário, mantendo as disciplinas de formação geral e possibilitando aos alunos a inscrição em 3 disciplinas de opção, com um leque mais abrangente do que o atual em que a escolha de disciplinas opcionais apenas é permitida no 12.º ano