PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Colégio Valsassina


Exposição de motivos
Uma escola plural e participativa valoriza e promove a diversidade de culturas, perspetivas e aptidões. Deste modo, propomos medidas que achamos que vão permitir fomentar um ambiente educacional multicultural e inclusivo, que seja um espaço de partilha de conhecimentos, essencial para que os estudantes possam questionar e compreender o mundo à sua volta.
Em primeiro lugar, sugerimos adaptar as infraestruturas escolares, de forma a tornar o espaço-escola inclusivo. Acreditamos que uma escola inclusiva é uma escola que adapta as suas infraestruturas às necessidades particulares dos seus alunos, criando espaços promotores do diálogo e da cooperação (zonas de convívio com atividades que promovam a participação de todos os alunos), bem como espaços aptos ao silêncio e à compreensão mútua (como espaços de silêncio, sem recurso à tecnologia, para que os alunos possam reduzir os níveis de stress e ansiedade ou para práticas de culto religioso, como momentos de oração).
Outra das nossas sugestões seria o investimento na formação de professores. Consideramos fundamental que os docentes possam participar em ações de formação sobre práticas de ensino-aprendizagem em diferentes contextos, de forma a promover competências socioemocionais, essenciais para fortalecer a relação pedagógica entre professor e aluno.
Por último, propomos inserir no currículo da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento uma vertente prática. Depois de um período de aprendizagem teórica, onde são discutidos diversos temas que contribuem para o desenvolvimento dos alunos, é necessário pôr em prática essas aprendizagens, através de programas de cariz social. Este modelo misto de aprendizagem contribuiria para o desenvolvimento da consciência cívica, incentivando os alunos a assumirem responsabilidades em prol da comunidade. Desta forma, é promovida a participação ativa, proporcionando oportunidades para os alunos se envolverem ativamente na vida da comunidade. Contribuiria, também, para o desenvolvimento de competências sociais, exigindo o estímulo do trabalho em equipa e da cooperação.
Em suma, a concretização destas propostas não só fomentará um ambiente escolar mais plural e participativo, como equipará os estudantes com ferramentas valiosas para questionar, compreender e transformar o mundo ao seu redor. Como Nelson Mandela sabiamente afirmou outrora, "a educação é a arma mais poderosa que se pode usar para mudar o mundo".


Medidas Propostas
  1. Adaptar as infraestruturas escolares, de forma a tornar o espaço-escola inclusivo.
  2. Investir na formação de professores, promovendo competências socioemocionais.
  3. Inserir no currículo da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento uma vertente prática.