PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária do Restelo, Lisboa


Exposição de motivos
O nosso projeto tem como base a importância da consciencialização da comunidade escolar, especialmente os estudantes (futuros eleitores deste país), para a diversidade, para a participação ativa e para a democracia. Iniciativas que visam destacar a importância destes fatores, promovem a criação de um ambiente inclusivo que proporciona espaços de diálogo e reflexão, cultivam uma compreensão mais profunda sobre os valores fundamentais da participação ativa e da democracia, capacitando os jovens para se tornarem cidadãos informados e envolvidos na construção de uma sociedade justa e equitativa. Neste contexto, as palestras e debates oferecem oportunidades valiosas para explorar temas relevantes, enquanto os workshops práticos proporcionam ferramentas concretas para a aplicação desses princípios no quotidiano escolar.
A nossa segunda medida fomenta uma participação mais ativa nos órgãos de gestão, refletindo um compromisso de enfatizar o diálogo (indo além do tradicional modelo hierárquico), que procura responder às diversas necessidades e perspectivas dos envolvidos. Investir na educação para a cidadania e na promoção da diversidade, não serve apenas para informar, deve inspirar os estudantes a desempenharem um papel ativo na construção de um ambiente escolar equitativo, respeitador e democrático.
Por fim, é importante assegurar que TODOS os alunos têm acesso a uma educação equitativa, que visa criar um ambiente escolar, onde cada indivíduo prospera, que não se limita apenas a ajustes académicos, mas que também considera as diferentes circunstâncias de vida dos alunos.
Esta abordagem forma alunos bem-sucedidos academicamente e cidadãos conscientes, que constroem uma sociedade mais justa e igualitária.


Medidas Propostas
  1. Incrementação de palestras, debates e workshops para consciencializar a comunidade escolar, com enfoque nos estudantes, para a importância da diversidade, da participação ativa e da democracia.
  2. Criação de uma escola que estimula a participação mais ativa nos órgãos de gestão, valorizando o diálogo e construindo um ambiente de aprendizagem enriquecedor.
  3. Adaptação curricular às necessidades dos alunos para assegurar a inclusão de TODOS.