PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
Real Colégio de Portugal
Exposição de motivos
Desde a Revolução de Abril de 1974 até aos nossos dias, com a democratização do ensino, a maioria das escolas portuguesas têm vindo a apresentar uma crescente diversidade cultural e a inclusão de alunos que até à Revolução estavam excluídos da escola, não tendo as mesmas oportunidades. No entanto, nem sempre a diversidade e a diferença são aproveitadas da forma mais construtiva, fator impeditivo de uma Escola verdadeiramente plural.Conviver e aprender com as diferentes culturas é algo de fundamental para uma sociedade tolerante e democrática, sendo a escola o local ideal para que, através da Educação para a Cidadania, se desenvolva nos jovens o espírito de tolerância e curiosidade pelas diferenças culturais.
Uma escola mais participativa passa pela relação dinâmica dos seus alunos, professores e pais com a comunidade envolvente, pois só assim toda a comunidade educativa tem a oportunidade de colaborar em parcerias e projetos que possam ter um impacto real, tanto na vida dessa comunidade envolvente, como na vivência escolar.
Medidas Propostas
- Propomos a criação de Clubes da Diversidade que promovam a igualdade e a inclusão nas escolas, dinamizando diversas atividades, tais como workshops, através de sugestões dos próprios alunos, promovendo a interação entre todos os membros da comunidade estudantil, sem quaisquer descriminações.
- Propomos a realização anual de uma semana multicultural nas escolas, onde participam as diferentes culturas da população estudantil de cada escola, com diversas atividades culturais, gastronómicas e artísticas.
- Propomos que as escolas dinamizem a criação de equipas de alunos dedicadas a diferentes ações e experiências de voluntariado, com o apoio dos professores de Cidadania, mediante as necessidades da comunidade envolvente da escola, passando a participação nessas ações a ser um dos critérios no acesso ao ensino superior por parte dos alunos, como já acontece noutros países, valorizando-se o mérito e o ser um cidadão participativo, por parte do sistema de ensino.