PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Profissional CEFAD


Exposição de motivos
Argumento 1 - Somos alunos do Ensino Secundário e começam a surgir-nos dúvidas quanto àquilo que nos será exigido, futuramente, para participarmos numa sociedade ativa. Muitos terminam o ensino secundário e pouco ou nada sabem sobre política, finanças, gestão profissional. Por isso, defendemos que a escola deve, também, Educar para a Cidadania, fornecendo-nos ferramentas e saberes sobre esse tipo de conteúdos (ou outros semelhantes), tão necessários para intervirmos, de forma consciente e informada, na sociedade.

Argumento 2 - Na escola, temos de dar o nosso melhor para obtermos boas classificações, mas quantos de nós vivem longe da escola e quantos ainda fazem parte de famílias carenciadas que, com os baixos rendimentos, com o desemprego, com a inflação galopante, não têm meios de proporcionar aos seus filhos uma alimentação adequada - por todo o país há colegas nossos que esperam ansiosamente pelo almoço que é fornecido na escola. Por isso, defendemos que o Estado deve financiar, não só o almoço, mas também pequeno-almoço e lanche, segundo as normas da Ação Social Escolar, preocupando-se igualmente com o valor nutritivo das refeições, de modo que as mesmas sejam adequadas a um desenvolvimento saudável e equilibrado.

Argumento 3 - A experiência de ensino de um professor no ensino regular é diferente da de um professor no ensino profissional e quando se verifica a transição de um regime para outro, com as suas particularidades, muitos docentes não estão preparados para tal. Deste modo, defendemos que haja formação para os docentes que pretendem mudar para um sistema de ensino diferente de modo a capacitá-los para potenciar o nosso percurso educativo.


Medidas Propostas
  1. Educar para a Cidadania - dinamização de atividades, dirigidas à comunidade escolar, acerca de assuntos do quotidiano (política, finanças, gestão profissional), com distribuição de carga letivas em várias disciplinas.
  2. Investimento do Estado em pequenos-almoços, lanches e refeições com valor nutricional adequado a um desenvolvimento saudável e equilibrado para todos os alunos
  3. Formação de professores que transitam do ensino regular para o profissional e vice-versa.