PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária Ibn Mucana, Alcabideche, Cascais


Exposição de motivos
Consideramos que o atual sistema de ensino está desajustado da realidade que vivemos. É urgente a necessidade de mudança, principalmente no processo de ensino e aprendizagem do ensino secundário. Num mundo cada vez mais tecnológico, deseja-se que a escola acompanhe essa mudança, avançando com alterações estruturais sustentadas na alteração do currículo, permitindo aos alunos a escolha de disciplinas do seu interesse e na aquisição de novas competências, através da aplicação de metodologias mais ativas. Assim, consideramos que estas alterações são fundamentais e poderão contribuir para uma melhor e mais eficaz preparação dos jovens, face às exigências da vida contemporânea.


Medidas Propostas
  1. Redução da carga horário no Ensino Básico, juntando disciplinas que sejam complementares, com a reformulação dos respetivos conteúdos programáticos, procurando dirigi-los à realidade atual. Com esta mudança propomos equilibrar o tempo dedicado ao ensino e bem-estar dos estudantes, proporcionando um horário mais flexível e mais tempo para atividades extracurriculares.
  2. Adoção de um modelo educacional em que os alunos do ensino secundário possam, a partir de um núcleo de disciplinas obrigatórias (as quatro atuais), construir o seu próprio currículo e horário, escolhendo disciplinas do seu interesse. Esta abordagem mais flexível, daria oportunidades aos estudantes de escolher disciplinas alinhadas com os seus objetivos e desenvolver múltiplas competências, preparando-os de modo mais eficaz para o seu futuro académico e / ou profissional.
  3. Criação de salas de aula inteligentes, no ensino secundário, como fator de enriquecimento da aprendizagem. A aplicação de ferramentas tecnológicas e sala de aula inteligentes podem melhorar significativamente a qualidade do ensino, promovendo um ambiente mais estimulante e colaborativo, alinhado com as exigências educacionais contemporâneas.