PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Salesianos de Manique


Exposição de motivos
1.ª Medida
Fundamentação: Cada vez mais os alunos veem a escola como uma obrigação e não como um meio para alcançar os seus objetivos, não se sentindo motivados para as atividades propostas. Uma grande parte desta sensação é originada pela falta de espírito escolar assim como o sentir que a sua voz não é ouvida.
É preciso que as Associações de Estudantes tenham voz nas escolas e na sociedade, sendo visível o seu trabalho, garantindo que as opiniões dos alunos sejam ponderadas a nível concelhio. Torna-se visível a necessidade de uma assembleia de Associações capaz de pensar coletivamente a escola.
2.ª Medida
Fundamentação: Esta medida vem no seguimento da falta de representação dos interesses dos alunos no planeamento de vários aspetos da vida escolar. As direções pedagógicas das escolas estão desconectadas dos interesses estudantis em muitos aspetos (planeamento de testes, exames, atividades).
Isto leva a um descontentamento com as medidas tomadas e uma falta de espírito coletivo dentro das escolas portuguesas.
Os alunos sentem que não só não estão incluídos no planeamento do seu ano letivo, mas também que podiam ser melhor contextualizados nas suas formas de participação na sociedade, nomeadamente no direito ao voto.
3.ª Medida
Fundamentação: A disciplina de Cidadania e Desenvolvimento aborda tópicos relevantes, no entanto, pouco práticos para a futura vida adulta dos alunos, o que contribui para a progressiva falta de interesse e envolvimento na sociedade e na cultura, por parte dos jovens.
A ausência de informação política e financeira, para quem não está envolvido na área, resulta em várias consequências no futuro, como, por exemplo, uma grande taxa de abstenção ou dificuldades na integração dos jovens nos desafios mais práticos da vida académica e laboral.


Medidas Propostas
  1. "Tu e a tua escola num só”. Criação de um guião de projetos diversos, culturais, políticos, desportivos, a serem implementados pelas AE, a nível concelhio, que promovam a relação entre escolas e alunos, obrigatoriamente divulgadas pelas direções escolares.
  2. AE+ - Criação da legislação necessária para o aumento do poder de intervenção das Associações de Estudantes, visando o maior envolvimento estudantil no planeamento do ano letivo em medidas como o calendário escolar, avaliação, atividades escolares e outras, a nível nacional e concelhio.
  3. Alteração dos conteúdos lecionados em Cidadania e Desenvolvimento no ensino secundário, valorizando mais a educação financeira e política, facilitando a entrada na vida adulta e estreitando assim a relação escola – sociedade.