PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária de Guia, Pombal


Exposição de motivos
No ano que se assinalam os 50 anos da Revolução de Abril, o Parlamento dos Jovens convida os jovens a viver abril na educação e lança o desafio de refletir sobre quais os caminhos a percorrer para uma escola plural e participativa. Esse processo de reflexão levou-nos à construção de três medidas que passamos a argumentar de forma clara e objetiva.
A nossa primeira medida pretende estimular o envolvimento dos empresários locais e a sua aproximação à escola. Enquanto jovens, sentimos a existência de um “muro” demasiado alto que nos separa da vida laboral e nos impede de conhecer as empresas e instituições com as quais, num futuro a curto/médio prazo, poderemos vir a colaborar. Urge aproximar os alunos dos empresários locais em encontros informais que permitam a troca de ideias e a partilha de experiências sobre o funcionamento e a organização das empresas, assim como as condições de empregabilidade e as expetativas delineadas para cada um de nós. Note-se que esta proposta dirige-se especificamente aos alunos do ensino regular, onde nos incluímos, pela inexistência de uma prática deste género até este momento.
A segunda medida do nosso Projeto de Recomendação destina-se a diferentes públicos, como por exemplo: pais; encarregados de educação; pessoal docente e não docente; alunos; entre outros. Apesar da nossa tenra idade, estamos conscientes da escassez de profissionais na área da educação e, por isso, propomos o envolvimento de pessoas nativas ou de instituições educativas parceiras na exequibilidade desta medida. Uma escola mais plural e participativa é uma escola aberta ao “mundo” e às pessoas e é uma mais-valia aproveitar a formação e o conhecimento destas pessoas e/ou os recursos educativos e humanos destas instituições.
A nossa terceira e última medida assenta num caráter prático, valorizando as competências do saber-fazer, um dos pilares da educação, segundo a UNESCO. Sabemos que, no mundo atual, o percurso académico de cada aluno não pode assentar somente na componente académica. A participação em projetos e iniciativas que vão para além do programa escolar, como é exemplo o Parlamento dos Jovens, valoriza o nosso papel enquanto alunos e fomenta em nós um conjunto de competências e habilidades cada vez mais apreciadas no mundo do trabalho (empresas e instituições). Capacitar os jovens e promover a sua autonomia para uma nova realidade que se aproxima é essencial para o nosso sucesso!


Medidas Propostas
  1. Criação de uma bolsa de empresas e instituições parceiras que ofereçam a modalidade de mini estágio/unidade de observação, com sessões de esclarecimento prévias, dirigidos aos alunos de cursos do ensino regular.
  2. Criação de cursos extracurriculares das línguas dominantes e de língua gestual portuguesa dirigidos a toda a comunidade educativa.
  3. Dinamização de ciclos de atividades/palestras sobre literacia financeira e outros temas, no âmbito da transição para a vida ativa, dirigidas a toda a comunidade e dinamizadas por especialistas de várias áreas.