PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas São Martinho do Porto, Alcobaça


Exposição de motivos
A 1ª medida visa a eliminação dos Exames Nacionais, sustentando a visão de que a trajetória educacional de um aluno não deveria ser determinada exclusivamente por um exame de curta duração. Argumentamos que, a ansiedade no dia do exame pode afetar negativamente o desempenho dos alunos, resultando em avaliações que não refletem adequadamente as suas capacidades. Adicionalmente, a nossa proposta visa explorar métodos alternativos de avaliação que promovam um desempenho mais eficaz por parte dos alunos.


A 2ª medida propõe a introdução de aulas extras no 12º ano, visando preparar os alunos para os desafios do mundo adulto, especialmente literacia financeira. Além disso, a disciplina extra abordaria a Política Portuguesa, proporcionando aos alunos um maior conhecimento sobre os fundamentos de cada partido,as suas ideias e objetivos. O objetivo final é capacitar os jovens portugueses a tomarem decisões informadas ao votar, e compreenderem melhor o funcionamento do mundo adulto.


A 3ª medida propõe a implementação de uma lei que capacite os alunos na escolha das suas disciplinas, visando uma educação mais adaptada aos seus interesses e estilos de aprendizagem individuais. Dentre os benefícios destacam-se o estímulo ao desenvolvimento de interesses pessoais, favorecendo o engajamento e motivação dos alunos. Além disso, a medida reconhece a diversidade de estilos de aprendizagem, possibilitando uma abordagem mais eficaz ao ensino, permitindo aos estudantes escolher disciplinas alinhadas com as suas preferências. Esta medida deve ser implementada com as devidas precauções e acompanhada por profissionais competentes.


Medidas Propostas
  1. Abolição dos Exames Nacionais, e procura de outros métodos possíveis para avaliar os alunos, de modo a não serem prejudicados na classificação final.
  2. Criação da disciplina de Literacia Financeira no 12º ano de escolaridade. Esta disciplina consistiria na formação dos alunos no sentido de os preparar para o futuro preparando-os relativamente à sua conduta financeira e tributária. Com esta disciplina também se pretende dotar os alunos de conhecimentos sobre política portuguesa.
  3. Criação de uma lei que capacite os alunos para a escolha das suas disciplinas, garantindo-lhes uma educação adaptada aos seus interesses e estilos de aprendizagem mais eficazes e com maior sucesso.