PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária Amadeu Gaudêncio


Exposição de motivos
A revolução de abril de 1974 deu origem a um país renovado, a expressões que não se conheciam, a direitos que ainda não existiam e, sobretudo, a uma liberdade que reconhece a todos o direito de participação na vida comum. Por este motivo, a participação dos jovens deve ser o mote para a renovação dos princípios que foram definidos naquele dia e que são hoje tão importantes como há 50 anos atrás.
Conscientes desta necessidade, os jovens do Agrupamento de Escolas da Nazaré propõem oportunidades de participação nessa cidadania ativa, que deve começar nas escolas do nosso país.
Consideramos que é importante dar mais voz aos jovens, em idade escolar, nas opções políticas em Portugal.
Acreditamos que é importante incentivar à participação ativa nas decisões políticas fundamentais.
Parece-nos que os jovens estão em posição privilegiada para fomentar o reforço de uma cidadania ativa, refletida, fundamentada consciente.
O Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória é um horizonte próximo para os alunos do Ensino Secundário e consideramos que podem ter aqui uma forma de materializar a sua cidadania ativa, sobretudo pela energia que têm e pela relação intergeracional que podem estimular.
Enfim, num momento da nossa história comum em que os ideais se radicalizam, sobretudo com o aparecimento de fenómenos políticos de extrema direita e extrema esquerda, parece-nos fundamental a emancipação política dos jovens.


Medidas Propostas
  1. Simular eleições nas Escolas todos os anos letivos, em antecipação dos processos eleitorais nacionais/regionais (eleições legislativas, autárquicas, presidenciais e europeias);
  2. Promover debates moderados por atores políticos regionais/nacionais (ações que envolvam as Associações de Estudantes e as Direções dos Agrupamentos);
  3. Promover sessões de esclarecimento nas Escolas, envolvendo as disciplinas e alargando a sua ação a áreas transversais como a economia ou a política.