PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária José Loureiro Botas, Vieira de Leiria, Marinha Grande


Exposição de motivos
Visa-se com a primeira medida proposta tornar a escola num lugar acessível para todos os alunos, garantindo um ambiente inclusivo e plural. Uma escola deve ser acessível e apropriada para todos os estudantes independentemente das suas habilidades e necessidades. Atualmente, muitos estudantes enfrentam barreiras no acesso à escola e à aprendizagem, especialmente os alunos com algum tipo de dificuldade, pois não são todas as escolas que acolhem estudantes com mobilidade reduzida ou com problemas visuais ou auditivos. Estas problemáticas podem ser solucionadas com rampas de acesso, calçadas regulares, intérpretes de língua gestual portuguesa ou até elevadores próprios. Em suma o objetivo premente é garantir a inclusão enquanto processo que visa responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos através do aumento da participação nas aprendizagens e na vida da comunidade educativa. (Decreto de Lei nº 54/2018)
Na maioria das escolas existe orientação vocacional até ao ensino básico, e igualmente desenvolvem-se atividades deste âmbito para os alunos do secundário. Contudo é importante reforçar que muitos dos alunos ainda não têm objetivos definidos no que toca ao seu futuro universitário ou profissional e por isso torna-se difícil uma escolha confiante e acertada. Uma vez que o mercado de trabalho e o ensino universitário se aproximam, é importante o apoio aos alunos através de palestras ou atividades como uma visita ao "dia aberto" das universidades portuguesas. Mais se acrescenta que se poderiam também reforçar estratégias no âmbito das competências em literacia financeira ou permitir que os alunos dos cursos Científico Humanísticos possam participar em estágios que ajudem a compreender como funcionam as diversas profissões. A escola pode contribuir para a transição para a vida adulta ativa.


Medidas Propostas
  1. Tornar a escola um lugar acessível para todos os alunos, garantindo um ambiente inclusivo e plural.
  2. Preparar a transição para a vida ativa em contexto escolar.
  3. Diversificar as estratégias de orientação escolar e vocacional promovendo uma tomada de decisão mais informada e consciente no percurso escolar e profissional dos jovens.