PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Domingos Sequeira, Leiria


Exposição de motivos
Antes de apresentarmos as medidas da nossa escola, convém explicar a nossa abordagem ao tema Viver Abril na Educação: Caminhos para uma Escola Plural e Participativa. De facto, pensámos imediatamente em medidas que podem ser implementadas na escola para que a democracia continue sólida e viva em Portugal. Atendendo a que atualmente se verificam taxas de abstenção elevadas (a rondar os 48%) achamos que aspetos como, por exemplo, a inclusão “enquanto processo que visa responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos”, são algo que apenas se torna possível se a população for mais consciente e informada na política e nos fenómenos sociais. O estado do nosso país requer uma reconstrução. Um país que se diz democrático não pode e não deve aceitar uma total displicência política e por isso achamos que deve ser de imediato fomentado nos jovens a participação na democracia. Assim, os deputados que representam a Escola Secundária de Domingos Sequeira pretendem sensibilizar os órgãos de liderança e gestão educativa para a necessidade de, numa ação conjunta, darem prioridade à implementação, nas escolas do ensino secundário, de medidas essenciais para que a democracia continue sólida e viva em Portugal.
Estamos convictos que é mais importante capacitar os jovens de um espírito democrático, plural e participativo, para que um dia se tornem adultos conscientes da importância da política como alicerce da democracia e da liberdade, do que tentar mudar a mentalidade dos que agora controlam o sistema político e educativo.


Medidas Propostas
  1. DEMOCRATIZAR O MODELO ATUAL DA ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES - Substituir o modelo atual da eleição e da constituição da Associação de Estudantes por um modelo semelhante ao do parlamento, com alunos eleitos das várias listas candidatas.
    Um dos primeiros contactos de um jovem com a política é a eleição da associação de estudantes, mas o modelo atual não é nada parecido com a política real: a lista que obteve mais votos ocupa o cargo de AE de forma “totalitária”, sem ter nunca “oposição”.
  2. RENOVAR O PLANO DA DISCIPLINA DE CIDADANIA DE FORMA A INCLUIR PROGRAMAS E TEMAS DA LITERACIA POLÍTICA, FINANCEIRA E MEDIÁTICA - As questões políticas, financeiras e económicas e a literacia mediática têm impacto direto nas nossas vidas e, como tal, devem ser impreterivelmente discutidas na disciplina de cidadania.
  3. ESCOLAS NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL, POR PERÍODO - Visamos integrar os jovens na política e promover a literacia democrática. Pretendemos que um elemento de cada associação de estudantes das várias escolas do ensino secundário participe trimestralmente na assembleia municipal. Estes jovens poderão assim partilhar, a fim de serem resolvidos com urgência, os problemas das escolas e dos alunos. De seguida, deverão divulgar nas escolas o que se passou na sessão da Assembleia Municipal.