PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, Leiria


Exposição de motivos
Justificação da medida 1: O acesso a estes cuidados de saúde mental contribuirá para a promoção do sucesso escolar e maior integração de todos.
Justificação da medida 2 : Assegura um maior poder de decisão por parte dos estudantes e mais envolvimento e interesse naquilo que estudam.
Justificação da medida 3: Numa altura em que se critica a “infantilização” dos jovens por estarem demasiado dependentes dos pais para a resolução de coisas básicas do seu dia-a-dia, esta medida ajudá-los-ia a enfrentar os desafios da vida adulta.


Medidas Propostas
  1. Disponibilização de mais serviços de psicologia clínica gratuitos no recinto escolar, de modo a assegurar uma integração devida de estudantes com problemas do foro psicológico (como ansiedade social, dificuldades de aprendizagem ou qualquer outro impedimento ao sucesso do aluno em ambiente escolar).
  2. Adoção do sistema educativo finlandês no Ensino Secundário, passando assim a organizar-se por cursos de 8 semanas, à escolha dos alunos, podendo estes ter ou não continuidade. Apostar, consequentemente, um modelo de aulas mais direcionado para o debate, em detrimento da exposição, estimulando o espírito crítico.
  3. Criação de novas disciplinas, de carácter facultativo, dedicadas ao ensino de noções básicas do dia-a-dia da vida adulta, como, por exemplo, educação financeira, organização da vida doméstica, permitindo uma aprendizagem que vá ao encontro das necessidades e gostos de um leque maior de alunos.