PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
Escola Básica Rainha Santa Isabel, Carreira, Leiria
Exposição de motivos
Em 2023, ano em que comemoramos os 50 anos do 25 de abril e de democracia e mais de três décadas da entrada de Portugal na União Europeia, procuramos uma abordagem mais pluralista, participativa e centrada nos valores democráticos.Torna-se fundamental criar espaços regulares para assembleias de estudantes, onde os alunos possam expressar suas opiniões, apresentar propostas e discutir questões relevantes. Fomentar cada vez mais uma participação mais ativa dos alunos nas decisões escolares, dando-lhes voz em questões que afetam diretamente seu ambiente educacional.
Para além disso, é fundamental criar em todas as escolas um Ambiente Escolar Seguro e Inclusivo, criando ambientes escolares acolhedores e seguros, onde todos os alunos se sintam respeitados, independentemente de sua origem étnica, religião, género ou orientação sexual.
Dotar todas as escolas de materiais e equipamentos que permitam a adoção de práticas pedagógicas diversificadas e estimulantes, desenvolvimento de projetos e de atividades que estimulem o pensamento crítico, ajudando os alunos a questionar, analisar e formar suas próprias opiniões de maneira informada.
Tornar efetivo o Plano Tecnológico da Educação (PTE) - programa de modernização tecnológica das escolas portuguesas, aprovado em Setembro de 2007 e que continua por cumprir em 2023.
Medidas Propostas
- Dotar todas as escolas de de condições físicas adequadas ao nível do conforto, da eficiência energética, de espaços onde se desenvolvem as atividades letivas e espaços polivalentes adequados para os alunos, que possibilitem criar um ambiente escolar acolhedor e seguro, onde todos os alunos se sintam respeitados, independentemente de sua origem étnica, religião, género ou orientação sexual.
- Dotar todas as salas de aula das escola portuguesas com quadros, projetores, ligações à Internet com banda e velocidade adequadas; bem como dotar as escolas de equipamentos e materiais de laboratório que permitam potencializar o desenvolvimento da ciência.
- Com vista a dar resposta às necessidades que se colocam a uma escola cada vez mais multicultural e inclusiva, é fundamental dotar as escolas com mais recursos humanos (funcionários, professor, técnicos especializados, ...) que permitam uma escolar mais aberta, inclusiva e participativa, alinhada aos princípios democráticos que inspiraram a Revolução dos Cravos em Portugal.