PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica Rainha Santa Isabel, Carreira, Leiria


Exposição de motivos
Em 2023, ano em que comemoramos os 50 anos do 25 de abril e de democracia e mais de três décadas da entrada de Portugal na União Europeia, procuramos uma abordagem mais pluralista, participativa e centrada nos valores democráticos.
Torna-se fundamental criar espaços regulares para assembleias de estudantes, onde os alunos possam expressar suas opiniões, apresentar propostas e discutir questões relevantes. Fomentar cada vez mais uma participação mais ativa dos alunos nas decisões escolares, dando-lhes voz em questões que afetam diretamente seu ambiente educacional.



Para além disso, é fundamental criar em todas as escolas um Ambiente Escolar Seguro e Inclusivo, criando ambientes escolares acolhedores e seguros, onde todos os alunos se sintam respeitados, independentemente de sua origem étnica, religião, género ou orientação sexual.
Dotar todas as escolas de materiais e equipamentos que permitam a adoção de práticas pedagógicas diversificadas e estimulantes, desenvolvimento de projetos e de atividades que estimulem o pensamento crítico, ajudando os alunos a questionar, analisar e formar suas próprias opiniões de maneira informada.
Tornar efetivo o Plano Tecnológico da Educação (PTE) - programa de modernização tecnológica das escolas portuguesas, aprovado em Setembro de 2007 e que continua por cumprir em 2023.


Medidas Propostas
  1. Dotar todas as escolas de de condições físicas adequadas ao nível do conforto, da eficiência energética, de espaços onde se desenvolvem as atividades letivas e espaços polivalentes adequados para os alunos, que possibilitem criar um ambiente escolar acolhedor e seguro, onde todos os alunos se sintam respeitados, independentemente de sua origem étnica, religião, género ou orientação sexual.
  2. Dotar todas as salas de aula das escola portuguesas com quadros, projetores, ligações à Internet com banda e velocidade adequadas; bem como dotar as escolas de equipamentos e materiais de laboratório que permitam potencializar o desenvolvimento da ciência.
  3. Com vista a dar resposta às necessidades que se colocam a uma escola cada vez mais multicultural e inclusiva, é fundamental dotar as escolas com mais recursos humanos (funcionários, professor, técnicos especializados, ...) que permitam uma escolar mais aberta, inclusiva e participativa, alinhada aos princípios democráticos que inspiraram a Revolução dos Cravos em Portugal.