PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, Bombarral


Exposição de motivos
Argumento 1:
Segundo dados estatísticos do Pordata o número de imigrantes em Portugal duplicou nos últimos 10 anos. Tendo em consideração que a maioria não fala a língua portuguesa, concluímos que é um entrave às relações interpessoais. Para colmatar este problema apresentamos a proposta de um plano de integração juvenil, supervisionado pelo(a) psicólogo(a) escolar, em horário extracurricular e à disposição de todos os jovens da instituição escolar.
Argumento 2:
Os últimos dados disponíveis do BCE, relativos a 2020, revelam que Portugal se encontra em último lugar no ranking de literacia financeira da zona euro.
Esta medida visa ao aprofundamento do conhecimento, para que cada aluno (futuro eleitor) consiga efetuar juízos de valor pessoais sobre determinadas notícias económicas e políticas.
A nossa proposta funcionaria da seguinte forma: a cada instituição de ensino, seria facultada a possibilidade de convidar um orador qualificado, cuja incumbência seria a de disseminar imparcialmente noções básicas de literacia financeira e política. Realizar-se-ia no 12º ano de escolaridade, a ser executado através de três sessões durante o ano letivo, como uma atividade extracurricular.
Uma sociedade participativa é uma sociedade conhecedora dos valores fundamentais da democracia.
Argumento 3:
Uma escola participativa é uma escola que se envolve com a sociedade civil. Viver Abril na Educação é envolver as pessoas que viveram o pré e o pós 25 de abril. São essas mesmas pessoas que podem relatar de que forma a sua vida era antes e depois da revolução de Abril, bem como quais foram as mudanças.


Medidas Propostas
  1. A criação de um plano de integração juvenil, supervisionado pelo(a) psicólogo(a) escolar onde alunos portugueses e de outras nacionalidades, possam desenvolver atividades em grupo, promovendo a integração e a conquista da fluência (em alguns casos a aprendizagem) da língua portuguesa.
  2. Conceção de um plano educacional obrigatório, destinado a dotar os discentes de conhecimento abrangente em noções fundamentais de literacia financeira e política.
  3. Exposição de uma análise comparativa entre o período pré e pós 25 de abril de 1974, abordando os impactos na educação e no panorama nacional, com a participação de indivíduos que testemunharam diretamente as transformações ocorridas nesse intervalo temporal.