PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Tecnológica e Profissional de Sicó


Exposição de motivos
Os alunos provenientes de Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) consideram necessitar de maior apoio na integração na comunidade quando chegam a Portugal. Estes alunos consideram que as escolas deviam prestar um maior auxilio e/ou apoio na comunidade, nomeadamente durante o primeiro ano letivo. Os alunos estão deslocados, muitas vezes sem família próxima para os poder auxiliar e para que possam ter condições para um percurso escolar de sucesso. Os professores (diretores de turma e curso) deviam ter horas específicas para ajudar em várias vertentes estes alunos (apoio educativo, apoio nas questões de articulação com outros serviços para tratamento de documentação, alojamento, trabalho em part-time, entre outros). As escolas deviam realizar mais atividades lúdicas por forma a proporcionar aos alunos momentos de integração na comunidade escolar e do local estão a estudar.


Medidas Propostas
  1. Redução da carga horária semanal nos Cursos Profissionais.
  2. Atualização dos Currículos, em particular na área da Cidadania, com conteúdos atuais e úteis para o ingresso no mercado de trabalho.
  3. Valorização do papel e importância do professor - tornar o trabalho menos burocrático por forma a terem mais tempo para dar apoio necessário aos alunos