PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária D. Inês de Castro, Alcobaça


Exposição de motivos
As nossas medidas pretendem articular as iniciativas escolares com projetos de âmbito local e nacional, como forma de integrar uma escola plural e participativa na comunidade e potenciar a educação dos seus alunos para os desafios de uma sociedade aberta.
A primeira medida visa criar o interesse pela política, a nível local, como uma aprendizagem de cidadania; a segunda medida visa criar dinâmicas internas de reflexão e atuação na escola; a terceira tem como intenção concretizar as políticas de igualdade no plano do acesso à educação.


Medidas Propostas
  1. Curso “Jovem Autarca" - Esta medida consiste na implementação do curso “jovem autarca” em todos os concelhos portugueses para fomentar o interesse dos jovens pela política. Este curso seria faseado para uma melhor adaptação dos jovens, começando assim pela sua divulgação em espaço escolar, posteriormente a recolha de potenciais participantes e mais tarde a formulação de um projeto para a aplicação das verbas. Com esta medida temos o objetivo de promover a política entre os jovens.
  2. Criação de um programa de atividades plural e inclusivo para o desenvolvimento dos alunos. Esta medida consiste no desenvolvimento de um conjunto de atividades para a consciencialização de todos os utilizadores do espaço escolar em diversos temas, assim seriam ações em modo de palestras e jogos, dinamizados de forma a que funcionários professores e alunos consigam participar de forma divertida.
  3. Implementação do projeto “EscolAcessível”- o projeto “escolAcessível” consiste na implementação de fundos para o melhoramento das escolas na acessibilidade (ex: rampas de acesso, placas com inscrições em braile e todo o material de auxílio a pessoas de alguma forma incapacitadas. A fase final desta medida seria a criação de uma sala por escola onde os alunos poderiam aprender braile, entre outras atividades relacionadas com o foro das deficiências.