PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
Escola Profissional ADJ - Academia de Desporto da Jobra
Exposição de motivos
Nos últimos anos, a escola tem lavrado um caminho constante de evolução considerável e atenta de todos os indivíduos pertencentes à nossa sociedade, tendo em conta os valores de igualdade, justiça e respeito por todos os direitos inerentes à nossa condição humana. Porém, apesar de se verificarem melhorias significativas no sistema de ensino português, ainda existem muitas problemáticas que não foram colmatadas e que invocam um exercício exigente de reflexão e adoção de medidas eficazes.Assim sendo, as nossas medidas têm como principal objetivo a inclusão de todos os alunos independentemente da sua origem, trabalhando para uma maior equidade entre os diferentes tipos de ensino, para que a condição social, económica ou a escolha de cada um, não seja um impedimento para a consecução dos seus objetivos futuros. Atendendo a estes objetivos, a primeira medida tem como principal objetivo auxiliar e apoiar todos os alunos a vários níveis. Este gabinete seria constituído por diversos serviços, nomeadamente: serviços de psicologia, que seriam direcionados não só para apoio ao nível das aprendizagens e da vocação profissional, mas também clínico; serviços de ação social, nos quais existiriam elementos com formação em serviço social, no sentido de acompanhar as situações pessoais dos alunos, entre as quais, dificuldades económicas, sociais e familiares e prestar auxílio, bem como articulação com os diferentes organismos de apoio à criança; serviços de saúde, possibilitando o acompanhamento dos alunos a centros de saúde e hospitais, facultando um apoio inicial aos pais; e, por fim, serviço de transportes, para transportar e apoiar os alunos mais vulneráveis. Quanto à segunda e terceira medida, estas visam sobretudo uma maior equidade nos alunos e nas diferentes tipologias de ensino. Considera-se que os critérios de seleção dos alunos para o programa Erasmus deverão incluir os alunos com necessidade de saúde especial que, apesar de apresentarem diversas vezes médias abaixo da maioria, demonstram competências e vontade em participar nestes projetos. Assim sendo, e no sentido de respeitar a inclusão, defende-se a existência de critérios que dão oportunidades aos alunos com mais dificuldades de participar nestes projetos, possibilitando o desenvolvimento de competências, conhecimento e valências que serão uma mais-valia no futuro dos mesmos. Por fim, os exames nacionais existentes direcionam-se sobretudo para os cursos científico-humanísticos, excluindo os alunos de outros cursos, mais concretamente, dos cursos profissionais nível IV. O acesso ao ensino superior implica a realização de exames específicos cujas disciplinas são lecionadas somente nos cursos científico-humanísticos. Esta regra exclui todos os restantes alunos que necessitam de explicações externas para a preparação e realização de exames. Portanto, entende-se que ao efetivar-se esta medida, contribuir-se-á para uma maior equidade no acesso ao ensino.
Medidas Propostas
- Criação de um Gabinete de Apoio ao Aluno (GAA), constituídos por vários elementos e que presta apoio em várias áreas, tais como serviços de psicologia, ação social, saúde e transporte.
- Adoção de critérios de seleção para os alunos NSE participarem em Erasmus.
- Criação de exames nacionais das disciplinas lecionadas nos cursos profissionais, sendo exclusivamente direcionados para os alunos destes cursos.