PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Vagos


Exposição de motivos
Atualmente, a representação dos jovens em órgãos de decisão é ridiculamente baixa. Esta medida permite que, em momentos de proposta ou votação, os alunos sejam representados de forma justa e minimamente proporcional naquele que é o órgão máximo da escola. É, por isto, também, importante que voto do(s) aluno(s), eleitos democraticamente entre os seus pares, seja garantido.
Com a crescente imigração em Portugal é cada vez mais importante saber acolher. Quando alunos estrangeiros chegam ao nosso país (em particular, quando oriundos de países não pertencentes à CPLP) deparam-se com uma nova realidade e uma barreira, à partida, invencível - a língua! Não obstante este, há ainda um outro problema: a insuficiência de professores de PLNM. Esta aplicação permite, assim, colmatar este último problema, procurando respostas que proporcionem a integração destes alunos na escola e na comunidade, rentabilizando o tempo que passam em sala de aula.
É cada vez mais frequente a escola dar-se a braços com alunos portadores de deficiência, défice ou doença. Alunos que, na esmagadora maioria dos casos, precisam de tratamentos muito específicos. É importante, por isto, proporcionar formações a professores e a assistentes operacionais que promova a literacia na administração de medicação, por exemplo.


Medidas Propostas
  1. Implementação de quotas justas na representação dos alunos no Conselho Geral da escola.
  2. Criação de aplicação estatal de Português Língua Não Materna.
  3. Formação de pessoal docente e não docente para a inclusão de alunos com qualquer tipo de deficiência, défice ou doença.