PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas Águeda Sul


Exposição de motivos
1. Nos últimos anos, Portugal tem assistido a um aumento significativo no número de estrangeiros o que por sua vez tem contribuído para uma escola com uma maior diversidade cultural. Os alunos estrangeiros enfrentam desafios como a barreira linguística, a adaptação cultural e a diferença no sistema educacional. Consequentemente surge a necessidade de adaptar o sistema educacional para melhor atender às necessidades destes estudantes. Assim, um "Ano Zero" para estrangeiros pode proporcionar uma transição suave e eficaz aos novos alunos.
O Ano Zero visa proporcionar a aprendizagem da língua portuguesa, permitindo aos alunos adquirir competências linguísticas essenciais antes de ingressarem no currículo português. De modo a promover a integração na sociedade e cultura portuguesa neste ano seriam desenvolvidas atividades que permitiria aos alunos familiarizarem-se com a cultura portuguesa, e compreender a sociedade em que se insere.
Esta medida contribuirá para um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e plural onde todos podem alcançar o sucesso escolar.
2. O tema deste ano está intrinsecamente ligado à liberdade de expressão, deste modo é essencial os alunos saberem como se expressar. Esta reestruturação na disciplina de cidadania forneceria a oportunidade de desenvolver o espírito crítico e promover a auto reflexão desde cedo nos jovens Portugueses. No secundário, é de extrema importância concluir o percurso escolar abordando temas como a política, finanças etc. Estes são os jovens que vão votar e decidir o rumo do país no dia de amanhã, para haver voto consciente, o eleitor tem que estar bem informado. Só assim, se pode preservar os direitos adquiridos pelos nossos antepassados no 25 de abril.
3. Cada vez mais é necessário preparar os jovens para a vida fora da escola pois num mundo em constante mudança é necessário desenvolver competências que ajudem a enfrentar os desafios de um futuro fora da escola. Adaptar o currículo à vida profissional vai além de conhecimentos, é desenvolver competências socioemocionais como trabalhar em equipa, comunicar eficazmente, lidar com a pressão da vida profissional. O ensino deverá ser mais prático e promotor de experiências na comunidade, como por exemplo realizar parcerias com organizações locais para enriquecer a experiência educativa, oferecendo oportunidades fora da sala de aula.


Medidas Propostas
  1. Implementar um "ano zero /programa preparatório" direcionado a alunos estrangeiros de modo a estes aprenderem português e adquirirem os pré-requisitos para poderem acompanhar a lecionação das disciplinas do Currículo.
  2. Reorganização do modo de funcionamento da área de cidadania e desenvolvimento: abordagem de temas específicos, com ajuda de tutores especializados.
  3. Adaptação do currículo à vida profissional.