PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha


Exposição de motivos
Para uma escola plural e participativa, são necessários órgãos que permitam a todos expressarem as suas ideias, apresentarem os seus projetos, e colaborarem efetivamente para que todos tenham um espaço na escola onde se sintam confortáveis, onde a comunicação seja aberta e transparente, de forma que a interação promova uma mentalidade que leve os alunos a usufruírem de forma assertiva dessas ferramentas.
Desta forma, as medidas que apresentamos visam salvaguardar estas necessidades, através da criação de uma estrutura para o acolhimento e acompanhamento de qualquer aluno que chegue à escola, estrangeiro ou não, bem como de qualquer membro da comunidade escolar que não se sinta suficientemente integrado.
Já a Assembleia de Delegados tem como objetivo identificar os problemas da escola e apresentar à Direção propostas de resolução. Acreditamos que dará aos alunos a oportunidade de expor as suas prioridades de forma plural e participativa, mas também assertiva.
Finalmente, entendemos que é possível articular os conteúdos programáticos com questões éticas e de cidadania de forma a promover participação a pluralidade e a participação na vida pública, mas é necessário que os programas sejam menos extensos.


Medidas Propostas
  1. Gabinete de integração - Criação de um gabinete de integração para todos os alunos estrangeiros ou não.
  2. Assembleia de delegados - Generalização a nível nacional da Assembleia de Delegados.
  3. Ética + - Reduzir os conteúdos programáticos das diferentes disciplinas de maneira a proporcionar aos professores o tempo e a liberdade para integrarem a discussão sobre ética, moral, responsabilidade e participação cidadã, articulando-a com os conteúdos.