PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior, São João da Madeira


Exposição de motivos
A educação é um dos pilares fundamentais para a formação da nossa cidadania. Para além de nos trazer conhecimentos académicos, transmite-nos valores necessários para a nossa convivência em sociedade. Portanto, é importante que esta represente os valores da democracia, incluindo e dando voz a todos os que nela participam.
Com isto, na nossa primeira proposta visamos proporcionar uma maior participação dos alunos nas decisões que influenciam o seu percurso escolar, aproximando os alunos e os órgãos diretivos das escolas. Isto pode ser realizado de diversas formas. Sugerimos, por exemplo, a criação de uma Assembleia dos Alunos, realizada periodicamente, onde os representantes de cada turma expõem as suas recomendações, questões e reclamações. Seria um espaço aberto a debate por parte dos alunos, no qual seria possível que estes discutissem a forma como a matéria é lecionada, proporcionando um ambiente de partilha e entreajuda entre professores e alunos. Este tipo de atividade garantiria uma maior seriedade à função de delegado de turma, se este realizasse as atividades propostas. O envolvimento dos alunos nestas decisões fomentaria o desenvolvimento do pensamento crítico e do interesse dos mesmos na vida escolar.
Com a nossa segunda medida defendemos a valorização, nas condições de acesso ao ensino superior, da participação dos alunos em atividades e projetos de desenvolvimento pessoal, ou de cidadania ativa. Tal como todas as ferramentas e métodos de avaliação, as utilizadas pelo sistema escolar são, muitas vezes, limitativas. Estas não abrangem capacidades chave para a criação de bons profissionais e de bons cidadãos. Valorizando estes projetos e atividades de desenvolvimento pessoal e da nossa cidadania, estaríamos a garantir estas capacidades fundamentais (empatia, comunicação, colaboração, versatilidade, organização, etc.) nos jovens do país, permitindo uma maior preparação para o mercado de trabalho, e para a vida de um modo geral. Esta, que é responsabilidade do sistema educativo garantir.
A nossa terceira proposta sugere a criação da obrigatoriedade da disciplina de cidadania, adequando os seus conteúdos consoante o grau de escolaridade. Nesta disciplina seriam discutidos diversos assuntos da atualidade, e tópicos necessários e úteis para a nossa convivência em sociedade, como a literacia financeira, a política nacional e internacional, a educação sexual, e outros. Este espaço de debate desenvolveria a capacidade de argumentação e oratória e fundamentalmente o pensamento crítico. A disciplina poderia também desenvolver projetos de voluntariado e solidariedade, expondo os alunos a diferentes realidades.
Em suma, julgamos que, com a implementação destas três medidas, será possível a criação de uma escola mais inclusiva e participativa que, para além de nos transmitir competências, será ativa na formação de cidadãos e, fundamentalmente, de seres humanos.


Medidas Propostas
  1. Promover uma participação efetiva dos alunos nas diferentes estruturas de organização escolar.
  2. Valorizar, nas condições de acesso ao ensino superior, a participação dos alunos em atividades e projetos de desenvolvimento pessoal/cidadania ativa.
  3. Incluir no currículo a disciplina obrigatória de Cidadania, adequando os conteúdos consoante o grau de escolaridade.