PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior, São João da Madeira
Exposição de motivos
A educação é um dos pilares fundamentais para a formação da nossa cidadania. Para além de nos trazer conhecimentos académicos, transmite-nos valores necessários para a nossa convivência em sociedade. Portanto, é importante que esta represente os valores da democracia, incluindo e dando voz a todos os que nela participam.Com isto, na nossa primeira proposta visamos proporcionar uma maior participação dos alunos nas decisões que influenciam o seu percurso escolar, aproximando os alunos e os órgãos diretivos das escolas. Isto pode ser realizado de diversas formas. Sugerimos, por exemplo, a criação de uma Assembleia dos Alunos, realizada periodicamente, onde os representantes de cada turma expõem as suas recomendações, questões e reclamações. Seria um espaço aberto a debate por parte dos alunos, no qual seria possível que estes discutissem a forma como a matéria é lecionada, proporcionando um ambiente de partilha e entreajuda entre professores e alunos. Este tipo de atividade garantiria uma maior seriedade à função de delegado de turma, se este realizasse as atividades propostas. O envolvimento dos alunos nestas decisões fomentaria o desenvolvimento do pensamento crítico e do interesse dos mesmos na vida escolar.
Com a nossa segunda medida defendemos a valorização, nas condições de acesso ao ensino superior, da participação dos alunos em atividades e projetos de desenvolvimento pessoal, ou de cidadania ativa. Tal como todas as ferramentas e métodos de avaliação, as utilizadas pelo sistema escolar são, muitas vezes, limitativas. Estas não abrangem capacidades chave para a criação de bons profissionais e de bons cidadãos. Valorizando estes projetos e atividades de desenvolvimento pessoal e da nossa cidadania, estaríamos a garantir estas capacidades fundamentais (empatia, comunicação, colaboração, versatilidade, organização, etc.) nos jovens do país, permitindo uma maior preparação para o mercado de trabalho, e para a vida de um modo geral. Esta, que é responsabilidade do sistema educativo garantir.
A nossa terceira proposta sugere a criação da obrigatoriedade da disciplina de cidadania, adequando os seus conteúdos consoante o grau de escolaridade. Nesta disciplina seriam discutidos diversos assuntos da atualidade, e tópicos necessários e úteis para a nossa convivência em sociedade, como a literacia financeira, a política nacional e internacional, a educação sexual, e outros. Este espaço de debate desenvolveria a capacidade de argumentação e oratória e fundamentalmente o pensamento crítico. A disciplina poderia também desenvolver projetos de voluntariado e solidariedade, expondo os alunos a diferentes realidades.
Em suma, julgamos que, com a implementação destas três medidas, será possível a criação de uma escola mais inclusiva e participativa que, para além de nos transmitir competências, será ativa na formação de cidadãos e, fundamentalmente, de seres humanos.
Medidas Propostas
- Promover uma participação efetiva dos alunos nas diferentes estruturas de organização escolar.
- Valorizar, nas condições de acesso ao ensino superior, a participação dos alunos em atividades e projetos de desenvolvimento pessoal/cidadania ativa.
- Incluir no currículo a disciplina obrigatória de Cidadania, adequando os conteúdos consoante o grau de escolaridade.