PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas João Silva Correia, São João da Madeira


Exposição de motivos
A principal diferença entre o 25 de Abril e a atualidade, são a liberdade e os direitos que adquirimos. Por essa razão, acreditamos na importância de preparar os jovens para uma vida política ativa e assim contribuir para uma sociedade mais justa e equitativa. O 25 de abril ocorreu há 50 anos e hoje em dia não damos valor aos direitos que adquirimos e não nos sentimos motivados para participar.
Somos uma peça fundamental no bom funcionamento da escola e, por isso, é importante participarmos ativamente nos projetos escolares, pois sentimo-nos um pouco excluídos da preparação e apresentação das atividades que nos dizem respeito.
Além disso, para haver liberdade, é fundamental haver responsabilidade e autonomia, sendo necessário formar os alunos neste sentido, de modo a que sejam mais independentes.
Por outro lado, a carga horária excessiva no nosso país e os muitos trabalhos de casa prejudicam o nosso equilíbrio e bem-estar. Muitas horas na escola não significam melhores resultados, pelo contrário, provocam saturação e levam à falta de interesse pela vida escolar. Os currículos não estão ajustados à realidade atual, a escola não acompanha a evolução da sociedade e os alunos sentem necessidade de ter um papel mais participativo nas decisões que lhes dizem respeito.


Medidas Propostas
  1. Criação de programas de mentoria entre alunos de diferentes ciclos, para ajudar alunos com dificuldades a nível escolar e pessoal. (apadrinhamento, tutorias informais, workshops emocionais, apresentação dos cursos/currículos do Ensino Secundário e das atividades que envolvem, nas turmas do Ensino Básico---)
  2. Criação de mais espaços de participação cívica ativa dos elementos da comunidade escolar, intra e inter escolas.
  3. Inclusão da literacia política e financeira nos documentos orientadores da ação educativa.